Educação integral e desafios do cirrículo

3654 palavras 15 páginas
EDUCAÇÃO INTEGRAL E DESAFIOS DO CURRÍCULO ESCOLAR

Romualdo Cavalcanti rcanti@hotmail.com 1. Introdução Os temas em torno do currículo escolar ganha renovado destaque no interior da discussão educacional na medida em que a ideia de educação integral e o ressurgimento das escolas de tempo integral tomam corpo em nossos dias, especialmente no âmbito de políticas públicas educacionais nas três esferas de governo em nosso país.
A ampliação da jornada escolar dos alunos remete de imediato à ampliação curricular e, daí, se abre um leque de possibilidades. Dentre os aspectos que implicam o conceito de currículo analisaremos, um pouco mais detidamente, a pertinência da correlação entre os ‘saberes escolares’ e os ‘saberes e práticas comunitárias’, como importante recurso de uma política de educação integral, pontuando desafios para sua efetivação.
Apresentaremos inicialmente uma rápida discussão sobre os conceitos, pois que tanto ‘currículo’ quanto ‘educação integral’ abrigam várias acepções; neste âmbito, daremos ênfase à dimensão política que contêm. Além disto, parece-nos importante definir nosso entendimento sobre ‘saberes escolares’ e ‘saberes e práticas comunitárias’. Em seguida, apontaremos uma limitação ao sentido pleno de educação integral em exemplos recorrentes de ampliação curricular na escola pública. Na sequência defenderemos a absorção curricular dos ‘saberes e práticas comunitárias’ visando construir, inclusive, um ambiente de exercício dos ‘saberes escolares’.
Nossa posição tem o caráter de opinião, embora ancorada em alguns referenciais teóricos. Na verdade, é fruto de leituras do autor nos campos da filosofia, sociologia e da educação, principalmente, bem como da reflexão sobre a prática na coordenação municipal dos Programas ‘Esporte e Lazer da Cidade’, ‘Segundo Tempo’, ‘Mais Educação’ e ‘Saúde na Escola’, nas cidades de Olinda e Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco desde o ano de 2005.

2. Educação Integral, Currículo e Política

Relacionados

  • ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL
    10171 palavras | 41 páginas