Educação inclusiva e bibliotecas acessíveisciência visual

3019 palavras 13 páginas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BIBLIOTECAS ACESSÍVEIS

Deise Tallarico Pupo
Silvia Helena Rodrigues de Carvalho
Vanessa Cristina Oliveira
Resumo: Descreve a educação inclusiva e bibliotecas acessíveis referentes ao atendimento a alunos com deficiência visual na Biblioteca Central César Lattes da
UNICAMP. O Laboratório de Acessibilidade tem cumprido sua missão de propiciar um ambiente inclusivo de suporte ao ensino e aprendizagem aos alunos com deficiência visual.
Palavras-chave: Educação inclusiva; Inclusão social; Deficiente visual.

1. INTRODUÇÃO
Os atuais paradigmas educacionais estão em crise, pois os padrões seguidos pelos nossos educadores que repercutem em suas práticas educativas não dão mais conta de solucionar os complexos problemas contemporâneos. Portanto, é necessário e urgente mudar os paradigmas, isto é, abandonar o conjunto de crenças, princípios e valores partilhados nesse momento e assimilar novos, como por exemplo, a proposta de educação fundada no paradigma inclusivo.
Nas escolas inclusivas, abertas às diversidades, o aluno tem a liberdade para aprender, de acordo com as suas condições, do jeito e no tempo que lhe são próprios, pois a singularidade de cada indivíduo é respeitada. O professor assume um novo papel, deixando de ser transmissor de conteúdos prontos e acabados, um mero mestre explicador e passando a ser o “articulador” do aprendizado, o mestre emancipador. Assim, as escolas que reconhecem e valorizam as diferenças, portanto, capazes de ensinar a turma toda sem exceções e sem exclusões demandam uma resignificação dos processos de ensino e de aprendizagem. O ensino expositivo foi banido de sua sala de aula, na qual todos interagem e constroem ativamente valores, conceitos e atitudes (MANTOAN, 2002).
Embora tenha que sofrer mudanças, a didática é uma ferramenta que pode auxiliar bastante na construção desse paradigma inclusivo.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.259-267,

Relacionados