EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES NA ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DOS DOCENTES REGENTES DE SALA DE AULA

1945 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo visa retratar a problemática enfrentada pelos docentes na prática da educação inclusiva na sala de aula, uma realidade vigente em nosso País e realizar tal averiguação por meio de revisão de literatura científica. Além de destacar o impacto das dificuldades na formação acadêmica e atuação desses profissionais.
Nessa perspectiva, a temática será abordada na linha de pesquisa da Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com enfoque nas dificuldades teórico prática dos professores em lidar com a diversidade das necessidades educacionais dos alunos em sala de aula. Definindo-se o tema: Educação Inclusiva: Dificuldades na atuação e Formação dos Docentes Regentes de Sala de Aula. A proposta de pesquisa do presente estudo é viável tanto no que diz respeito a recursos para revisão de literatura para a escrita quanto para a execução do mesmo.
A temática aqui tratada é de importante significado na abordagem exigida pelo exercício docente e vai de encontro à atual pluralidade da sala de aula e a necessidade eminente de a formação docente adequar-se a essa demanda. Uma vez que é relevante o fato de que as salas de aula não são homogêneas e que a construção do conhecimento deve ser elaborada preconizando uma abordagem diversificada, possibilitando e garantindo a aprendizagem individualizada de cada criança considerando não apenas as capacidades intelectuais e os conhecimentos dos alunos, mas também, suas vivências e motivações.
A discussão sobre a inclusão de alunos tem apresentado maior repercussão nas últimas décadas e objeto de diversas discussões no cenário nacional e internacional, porém o sistema educacional precisa modificar-se para atender as necessidades e diversidade dos alunos. Nesse sentido, a escola desempenha um papel de extrema relevância para a aprendizagem e facilitação da inclusão, sendo os docentes os protagonistas das novas práticas de ensino e aprendizado no contexto da educação inclusiva.
Para embasamento do

Relacionados