educação incluiva

3980 palavras 16 páginas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Edna Maria Gonçalves1

RESUMO
O presente artigo, elaborado através de leitura e análise de varias obras por diferentes autores, tem como finalidade refletir sobre o tema Educação Inclusiva, em especial de crianças com necessidades especiais. Todavia percebe-se que nas ultimas décadas muito se tem debatido sobre um sistema educacional inclusivo, mas pouco se tem feito na prática. Abordaremos uma reflexão histórica da inclusão social no Brasil.
Diante dos muitos desafios que a proposta da Educação Inclusiva apresenta, o papel que o professor desempenha nesse contexto merece especial atenção, pois refletir e discutir sua função na dinâmica pedagógica e suas possibilidades de ação pode contribuir para minimizar muitas das dificuldades vivenciadas pelo educador no contexto inclusivo.

PALAVRAS-CHAVES: Inclusão social; Educação Inclusiva; História; Papel do Educador.

INTRODUÇÃO
Nos dias atuais o conceito de uma educação de qualidade para todos está atribuído, entre outros fatores, a valoração das diferenças, resgatando valores culturais e respeitando o aprender e construir. A inclusão consiste não apenas na aceitação de diferenças, mas na inserção de todos independe das características de cada cidadão, na forma de uma verdadeira inclusão social.
A questão da inclusão social vem sendo discutida ao longo do tempo, em especial as crianças com necessidades especiais, entretanto será que todos realmente sabem o verdadeiro significado de inclusão, ou as escolas estão só aceitando o fato como novidade, como se incluir fosse apenas aceitar um indivíduo diferente em sala de aula, mas isso não significa incluir, logo o simples fato de colocar uma criança com necessidade especial em sala de aula no ensino regular também não é incluir.
Este artigo tem alguns objetivos. O primeiro é fazer um panorama sobre o contexto histórico da educação inclusiva no Brasil, desde o século XVII até os dias atuais,

Relacionados

  • Educacao incluiva
    873 palavras | 4 páginas