Educação? educações: aprender com o índio brandão, carlos rodrigues. que é educação. são paulo, brasiliense, 1995 (coleção primeiros passos,203) p. 7-12

534 palavras 3 páginas
UNICASTELO Universidade Camilo Castelo Branco
Artes Visuais

Tatiane Souza Gomes
6° Semestre

FICHAMENTO DO TEXTO 2 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES:
APRENDER COM O ÍNDIO BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Que é Educação. São Paulo, Brasiliense, 1995 (coleção Primeiros passos,203) p. 7-12

Políticas da Educação Básica
Francisco Pires

São Paulo
2011
EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES:
APRENDER COM O ÍNDIO

Pergunto coisas ao buriti; e o que ele responde é a coragem minha. Buriti quer todo azul, e não se aparta da sua água – carece de espelho. Mestre não é quem sempre ensina, mas quem derrepente aprende.
(João Guimarães Rosa/Grande Sertão: Veredes)

Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: ... (p.7)
[...]”...Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisase, sebdo assim os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.(p.8)
[...] Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor proficional não é o seu único praticante. (p.9)
[...] A educação pode existir livre e, entre todos pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como idéia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida. (p.10)
[...] A educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais e, ali, sempre se espera, de dentro, ou sempre se diz para fora que a sua missão é transformar sujeitos e mundos em alguma coisa melhor, de acordo com as imagens que se tem de uns e outros:

Relacionados

  • indios
    29435 palavras | 118 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas
  • livro estudos agrários
    93062 palavras | 373 páginas
  • Natureza da educação e filosofia da educação
    157429 palavras | 630 páginas