EDUCAÇÃO CONTEMPORANEA

3562 palavras 15 páginas
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA:

RESUMO

A relação entre a educação e a cidade é de extrema importância, pois, o desenvolvimento econômico e social é advindo de uma educação eficiente e eficaz, promotora do pluralismo existente na sociedade e respeitando a identidade cultural de cada indivíduo. A educação por meio da cidade é um caminho mais adequado por dar um sentimento de pertencimento aos cidadãos, a cidade que educa e a educação cidadã são instrumentos capazes de elevar a participação da população mais necessitada, fazendo-se ouvir sua voz e suas demandas mais prioritárias. Assim o artigo tem como objetivo analisar de forma reflexiva a inter-relação que existe entre a educação pública e a sociedade, quais as formas democráticas para que a conquista da educação seja amplamente direcionada aos mais pobres. O pensamento conclusivo ressalta que a educação pública é uma luta de todas as classes sociais.

Palavras-chaves:
Desenvolvimento social e econômico, educação eficiente e eficaz, educação por meio da cidade, educação cidadã, participação da população e educação pública.

1. INTRODUÇÃO.

A educação é um bem social e um direito universal de todos, historicamente, garantida através da luta das classes sociais e de organismos institucionais ligados à comunidade, como o sistema de educação dos Jesuítas aplicado no Brasil durante a colonização e a experiência um tanto insurgente, mas, referenciada e libertaria, da Escola Comunal aplicada na França, sendo resultado da luta das classes não ligadas à educação pública por um direito universal gratuito e laico. Assim a discussão apresentada neste estudo, enfatiza a educação como um bem público, e que deste modo, a responsabilidade de provê-la e mantê-la é do Estado precipuamente e da sociedade civil, complementarmente, sendo necessária à atuação de todos; classes, igrejas, sindicatos, instituições privadas e públicas, Estado e famílias na busca

Relacionados

  • Subcultura
    3812 palavras | 16 páginas
  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas
  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas