EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS DA UEFS (releitura de artigo)

789 palavras 4 páginas
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS DA UEFS (releitura de artigo)

1 INTRODUÇAO

Os resíduos sólidos gerados em ambientes universitários englobam, além daqueles classificados com resíduos sólidos urbanos, alguns resíduos classificados como industriais e como resíduos de serviços de saúde.
O diagnóstico da geração, da classificação dos resíduos e o acompanhamento ao longo do tempo das atividades realizadas em cada universidade, bem como atividades de Educação Ambiental são importantes para orientar a segregação, a coleta, o tratamento e a destinação final desses resíduos sólidos gerados nesse ambiente, uma vez que requerem um tratamento especial.
2 METODOLOGIA
A pesquisa refere-se a um estudo descritivo, de caráter exploratório, para avaliar o projeto de Educação Ambiental voltado para o gerenciamento do lixo gerado no campus da
UEFS. Na avaliação do programa de Educação Ambiental realizado no campus da UEFS, foram observadas as questões subjetivas e objetivas presentes no tema da pesquisa. Para as primeiras questões, utilizaram-se para a coleta de dados: entrevistas, observações de campo e análise do material impresso utilizado na sensibilização. Para as questões objetivas, buscou-se quantificar os principais indicadores de geração de resíduos sólidos no campus da UEFS.
Um dos princípios fundamentais do gerenciamento dos resíduos sólidos proposto para a UEFS foi a sua separação na fonte geradora e seu descarte em lixeiras identificadas por cor e pelo adesivo explicativo referente ao tipo de resíduo a ser acondicionado.

3 RESULTADO E DISCUSSÃO

3.1 DESCRIÇÃO DO MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA
UEFS
Problemas encontrados pelo estudo de avaliação:
O crescimento da área construída no campus, que se estendia horizontalmente, da ordem de 56%, como também aumento da comunidade universitária, pela criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação. Esses dois aspectos traziam como conseqüência maior produção

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas