EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA

400 palavras 2 páginas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA
“Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial á sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e á coletividade o dever de defendê-lo para ás presentes e futuras gerações”. Visando a necessidade da qualidade de vida e o dever da coletividade de preservar o meio ambiente para as gerações futuras por meio da conscientização, em 1987 o MEC aprova a inclusão da Educação Ambiental nos currículos escolares e para garantir e efetivar a necessidade de Promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente e incluso também na Constituição Brasileira, de 1988, em Art. 225, no Capítulo VI, pois a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
Da Educação Ambiental no Ensino Formal: No Art. 9o Entende-se por educação ambiental na educação escolar a desenvolvidas no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas. Da Educação Ambiental não formal: No Art. 13 Entende-se por educação ambiental não formal as ações e práticas educativas voltadas á sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e á sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. Foi criado pela ONU o Desenvolvimento sustentável modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental, que não esgota os recursos para o futuro e assim, discutir e propor meios de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Ainda de acordo com a Conferência de Tbilisi, os princípios que devem nortear programas e projetos de trabalho em educação

Relacionados