educasção

915 palavras 4 páginas
. Multi, Inter ou transdisciplinar Opções possíveis ou prováveis descaminhos. Ranlig Carvalho de Medeiros
2. Índice
Conceitos
1.1 Disciplina 1.2 Multidisciplinaridade 1.3 Interdisciplinaridade 1.4 Transdisciplinaridade 2. Grau e modos de interação disciplinar 3.1 Exemplo: Interdisciplinaridade 4. Referências 3. Possíveis opções ou prováveis descaminhos?
3. 1- Conceitos 1.1 Disciplina
Segundo Berger, disciplina é o conjunto de conhecimentos específicos que têm as suas características próprias no terreno de ensino , da formação, dos mecanismos, dos métodos e dos materiais.
Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem se dar em três níveis: Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Segundo Furtado um grau de interação entre disciplinas próximas sempre acontece , porém a forma e a intensidade desse processo pode variar.
4. 1.2 Multidisciplinaridade
Berger define multidisciplinaridade como a justaposição de disciplinas diversas, ás vezes sem aparente relação entre elas .
Na visão de Piaget, multidisciplinaridade ocorre quando a solução de um problema requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento , sem que as disciplinas que são convocadas por aqueles que as utilizam sejam alteradas ou enriquecidas por isso.
1.3 Interdisciplinaridade Ainda segundo Berger, interdisciplinaridade é a interação que existe entre duas ou mais disciplinas, podendo integrar mútuos conceitos diretivos até a uma simples comunicação das idéias. Segundo Piaget, interdisciplinaridade é o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre várias ciências, tendo com resultado um enriquecimento recíproco. Figura 01: Esquema ilustrando o sentido de interdisciplinaridade. Fonte :www.educador.brasilescola.com
5. 1.4 Transdisciplinaridade
Piaget define Transdisciplinaridade como uma etapa superior a interdisciplinaridade que não só atingiria as interações ou reciprocidades, mas situaria essas relações no interior de um

Relacionados