Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO CONTEXTO EDUCATICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO ALENCAR DE FIGUEIREDO
RESUMO

O presente artigo aborda a importância da educação para o trânsito no contexto educativo da escola municipal de Ensino Fundamental João Alencar de Figueiredo, situado na cidade de Juazeiro do Norte – CE. A educação para o trânsito passou a se constituiruma das formas de combater a violência no trânsito em longo prazo, devendo ser introduzida desde o Ensino Fundamental para que o contato com a realidade do trânsito seja apreendido desde os anos iniciais do processo de formação do aluno. Nesse sentido, busca-se um cidadão mais consciente e engajado nas questões relativas ao trânsito e seu processo de humanização. O objetivo deste trabalho édemonstrar a necessidade de uma educação para o trânsito já no Ensino Fundamental, a partir de uma relação com a realidade, não deixando que esse processo de formação e conscientização se inicie somente na idade de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Acredita-se que se inserindo o assunto como tema transversal haverá tempo hábil para se aprofundar no que se refere ao trânsito com ascrianças, o que facilitará a compreensão e a consciência das mesmas em relação a este conhecimento. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, palestras com agentes de trânsito participação dos alunos em locais onde estão instalados semáforos, orientações quanto a faixas de pedestres, entradas e saídas de veículos, além das aulas informativas com painéis, desenhos realizados pelosalunos mostrando o que foi visualizado nas aulas fora da escola objetivando-se se houve a aprendizagem desejada.
Palavras chave: Educação para o trânsito, conscientização, ensino, cidadão.

ABSTRACT
This article discusses the importance of traffic education in the educational context of the municipal school of Basic Education John Alencar Figueiredo, located in the city of Juazeiro - EC. Thetraffic education began to represent a way of combating violence in traffic in the long term, should be introduced from primary school to make contact with the reality of transit is seized since the early years of the formation process of the student . Accordingly, we seek a more aware and engaged citizens in matters relating to traffic and the process of humanization. The aim of this paper is todemonstrate the need for a traffic education already in elementary school, from a relationship with reality, not allowing the process of training and awareness begins only at the age of attainment of Driver's License (CNH). It is believed that by entering it as a cross cutting theme there will be time to go deeper with regard to traffic with the children, which will facilitate the understanding andawareness of them in relation to this knowledge. Methodologically, we performed a literature search, talks with traffic agents participation of students in places where traffic lights are installed, guidance on pedestrian crossings, entrances and exits of vehicles, as well as lessons with informative panels, drawings made by students showing what was visualized in classes outside of school was aimingto be desired learning.
Keywords: Education for the traffic, awareness, education, citizen.


.

1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho aborda a importância da Educação para o Trânsito no contexto educativo da escola municipal de Ensino Fundamental João Alencar de Figueiredo, objetivando-se a promoção de mudanças de comportamentos, promovendo o exercício da cidadania, a inclusão social, orespeito à diversidade e a solidariedade. Neste sentido as crianças são estimuladas a terem atitudes, valores e hábitos que venham a contribuir para a preservação da vida, para a convivência saudável nos espaços urbanos e rurais de maneira a ajudar na redução de acidentes de transito.
A educação e o ensino para o trânsito no Ensino Fundamental deverá oferecer ações que oportunize ao aluno...
tracking img