Educar para a autonomia em paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAR PARA A AUTONOMIA EM PAULO FREIRE:
O educador como suporte na aprendizagem dos educandos.

Francisco Clébio Pinheiro
Fabio Rychecki Hecktheuer

RESUMO: Considerando a relevância da educação no processo de formação para a autonomia da aprendizagem dos educandos, objetiva-se com o presente artigo analisar o conceito de “autonomia” a partir da visão de Paulo Freire tendo em vista a suaaplicação na formação atual dos estudantes, principalmente em relação ao ensino da filosofia. Para isso foi usada a metodologia de pesquisa bibliográfica das principais obras de Paulo Freire que abordam os conceitos aqui estudados e alguns autores que refletem sobre a questão da autonomia na aprendizagem. Os procedimentos da pesquisa serão os seguintes: primeiramente o significado etimológico dotermo “autonomia”, para depois refletir sobre o despertar para a “autonomia” tendo em vista na sequência a participação dos educadores e educandos no processo de aprendizagem. Por fim, a contribuição desta análise para o ensino da filosofia. Uma aprendizagem que desperte a consciência crítica dos educandos para a transformação do mundo.

Palavras-chave: Educação. Autonomia da Aprendizagem. Ensinode Filosofia.

INTRODUÇÃO

A educação visa como princípio fundamental assegurar a formação de conduta moral, cultural e intelectual das pessoas, preparando-as para a convivência social e o trabalho profissional. Durante a formação escolar o aluno é acompanhado por educadores que dão suporte ao processo de formação dos educandos. Desde os primeiros anos escolares até a etapa final, o processocontínuo de aprendizagem visa, após sua conclusão, que o educando possa ter autonomia profissional e desenvolver seu próprio senso crítico e seja capaz de pensar por conta própria (DELVAL, 1998, p. 40).
Tendo presente o que foi salientado acima, este trabalho objetiva analisar o tema: EDUCAR PARA A AUTONOMIA EM PAULO FREIRE – O educador como suporte na aprendizagem dos educandos. Neste sentido,este estudo busca refletir sobre a educação a partir da visão de Paulo Freire no seu livro “Pedagogia da Autonomia”, tendo por base o educando como o principal protagonista do processo de aprendizagem e o educador como suporte de orientação na construção da autonomia da aprendizagem, para que sejam capazes de transformar o mundo. Portanto, para a concretização deste ideal a escola precisaproporcionar um estudo acadêmico que reflita no modo de vida dos educandos, como afirma Delval (1998, p. 17): “O que se aprende na escola deve aparecer na vida”.
A educação é a base de formação da conduta do ser humano. Diante disso, nos questionamos: Qual o conceito de autonomia para Paulo Freire no que se refere à educação? Como educar para a autonomia, onde as pessoas sejam responsáveis por suasatitudes? Qual a contribuição da Filosofia para a formação de consciência da importância da autoformação?
Sabemos que as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem permanecem nas escolas. A maioria dos professores não consegue uma produção de conhecimento que conduza a autonomia. É muito mais cômodo transmitir conhecimento a fazer os alunos pensarem por conta própria, pois exige certa habilidadena condução das aulas. Por isso, investimos nesta pesquisa em meios que possam orientar o professor no processo de educação para a autonomia.
Para o desenvolvimento da temática apresentada neste artigo, seguiremos basicamente a metodologia de pesquisa bibliográfica, uma vez que investigaremos e aprofundaremos o conceito de autonomia da aprendizagem em Paulo Freire, para depois aplicá-lo a práticade ensino, principalmente ao ensino da Filosofia.
Esta pesquisa é relevante para o campo da ciência e da educação, pois visa analisar a atuação dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos. Neste sentido, este trabalho se destaca por procurar fornecer elementos que contribuam no processo da auto-aprendizagem acadêmica dos educandos. A tentativa de contribuir na construção de um...
tracking img