Educar atraves da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAR ATRAVES DA ARTE

“A arte existe porque a vida não basta”. A frase citada pelo poeta Ferreira Gullar dá a idéia de que o ser humano necessita de uma contextualização artística para refletir sobre o mundo e, principalmente, o que ele representa como indivíduo. Pensando a arte como um meio transformador, que possibilita o desenvolvimento e a expansão da habilidade subjetiva e lúdica dosindivíduos, projetos de fomento à arte-educação têm ganhado maior visibilidade a cada ano.”
A arte auxilia no encontro da identidade pessoal no mundo em que se vive, através da experimentação dos sentimentos e das emoções, durante este processo, o indivíduo não apenas entra em contato com o mundo sensorial, mas simultaneamente desenvolve e educa seus sentimentos através da prática dos símbolosartísticos.
A Arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano, favorecendo o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação.
Ao criar, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais econsciente dos seus limites;  torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas, protagonizando mudanças sociais no processo de construção da sociedade.
No tocante à Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive. A ação educativa da Arte tem como objetivo a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando a formaçãode cidadãos que possam intervir na realidade, podendo ser considerada como um instrumento de transformação social.
Em 1971, através da nova LDB 5692/71, a disciplina de Educação Artística foi incluída no currículo escolar, porém como uma atividade educativa. Nesse período existia a tentativa da expansão da arte-educação através do Movimento Escolinhas de Arte, com cursos particulares, voltadospara crianças, adolescentes, professores e artistas, já que, mesmo com a lei, não existam professores de nível superior capacitados para lecionar. Assim, foram criados, em 1973, cursos de arte-educação por todo o país para preparar professores nesta área.
Somente em 1996, o ensino da Arte tornou-se disciplina obrigatória em escolas de ensino fundamental e médio através da LDB 9394/96, trabalhandocom as diferentes linguagens artísticas como o teatro, dança e música.
Durante a vida escolar, o aluno recebe conhecimentos pré-fabricados, como “receitas de bolo”, transmitidos de maneira hermética. Todos os instrumentos de uma vida prática parecem imunes às livres reproduções de valores, idéias e ideais. Se, houver só repetição, não haverá espaço para os sonhos, fantasias e experimentação, nãosobrando lugar para criar, resultando em transmissão de respostas prontas e conservadas. 
Sem a oportunidade de realizar algo novo, que exprima simplesmente o que nós realmente somos, há o contínuo exercício das respostas determinadas e acabadas..
O uso da Arte na Educação aponta para um cenário em que as respostas moldadas e impermeáveis não podem mais ser seguidas por pontos finais. 
  AArte na Educação busca a intensificação do interesse por novas criações, pela reflexão e pelo desenvolvimento de uma capacidade crítica, visando à formação de sujeitos ativos e autênticos. 
É exatamente neste sentido que a Arte na Educação atua como veículo de transformação e um canal para o vislumbre de novas possibilidades, novos horizontes. O aluno deve ser trabalhado na sua totalidade:corpo, mente e espírito.
Um processo que origina a razão sob uma nova ótica.  Consequentemente, a inserção da Arte na Educação propõe uma releitura integral e profunda do processo de aprendizagem, e não apenas de forma verborrágica.
Educar com Arte significa educar através do contato com o outro, do despertar dos sentimentos e da troca.  É sair de si mesmo para enxergar o outro. 
O aluno deve...
tracking img