Educando e educador na filosofia nietzscheana: saindo do comodismo atraves dos libertadores

1891 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES GRADUAÇÃO ACADEMIA EM FILOSOFIA

EDUCANDO E EDUCADOR NA FILOSOFIA NIETZSCHIANA: SAINDO DO COMODISMO ATRAVES DOS LIBERTADORES

RONALDO BATISTA DE ALBUQUERQUE

FORTALEZA 2012

Buscar este autor nomeável para dentro do campo da educação abrange questões polêmicas. Pois significa, fundamentalmente, lançar sobre a educação as indagações críticas da genealogia nietzschiana. Mas ao mesmo tempo traz aspectos respeitáveis e atuais para a reflexão do ensino-aprendizagem hoje em dia. Baseado então no texto “Schopenhauer como Educador” irei mostrar como se dá o paralelo entre educador e educando para Nietzsche. Que se baseia na ideia de um modelo de educador, onde a educação se faz somente se o educando tiver como menção um modelo de educador no qual ele possa adquirir para si. Transportando assim o homem a um patamar superior de cultura que ele denominou de gênio.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Nietzsche, Mestre e Discípulo.

Desfrutar da filosofia nietzschiana é um prazer imenso, e neste artigo, através de uma leitura comparativa do livro Schopenhauer como educador, pretende-se rever alguns dos vários conceitos apreendidos durante as aulas de Filosofia da Educação I. Desta reflexão espera-se conseguir atingir o objetivo que é a partir de Nietzsche traçar um resumo acerca da contribuição da educação à evolução do pensamento humano na contemporaneidade. Quando Schopenhauer escreve em 1819 o livro “O mundo como Vontade e Repressão”. Nietzsche encontra esse livro posteriormente em um sebo, não interrompendo sua leitura até sua ultima linha, dai vimos a influencia de seu mestre, que desde então conhecemos o modo da filosofia nietzschiana, então iremos desfrutar este deste artigo, uma leitura comparativa da qual ele dedica seu mestre, Arthur Schopenhauer.

Segundo Nietzsche, o motivo da educação ser precário, ou até mesmo deplorável é pelo simples fato de que somos totalmente acomodados, acho que devido ao

Relacionados

  • O Imbecil Coletivo
    163516 palavras | 655 páginas