educador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto









Desertificação no Brasil

No Brasil, as áreas suscetíveis à desertificação são as regiões de clima semiárido ou subúmido seco, encontrados no Nordeste brasileiro e norte de Minas Gerais. Situam-se nesta região suscetível 1201 municípios, numa área de 1.130.790,53 km², 710.437,30 km² (62,8 %) de clima semiárido e 420.258,80 km² (37,2 %) de clima subúmidos secos.
São quatro osnúcleos de desertificação intensa, que abrangem uma área de 18.743,5 km²: Gilbués-PI, Irauçuba-CE, Seridó-RN e Cabrobó-PE. O semi-árido brasileiro também apresenta em 10% de sua área processos graves de desertificação.
Para combater estes efeitos foi criado o Programa de Ação Nacional de combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN), sob coordenação da Secretaria de RecursosHídricos do Ministério do Meio Ambiente. O programa envolve poderes públicos e a sociedade civil para definir diretrizes e ações para combater e prevenir a desertificação no país.
Em julho de 2008 foi criada a Comissão Nacional de Combate à Desertificação,[5] coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, com a função de estabelecer estratégias de combate à desertificação e mitigar os efeitos da seca,bem como implementar os compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, promulgada pelo Decreto nº 2.741, de 20 de agosto de 1998. A Comissão é de caráter interministerial e conta com membros do Ministério da Integração Nacional, do Ministério do Planejamento, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Educação eMinistério das Cidades.

QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS PARA O HOMEM E O AMBIENTE

O tema desertificação vem sendo estudado nos últimos anos por tratarse de um problema mundial que traz prejuízo tanto ao ambiente quanto ao homem que dele vive e que é diretamente atingido pelo problema, deste modo considerando que o homem depende do meio, a desertificação de áreas tornase a desertificação também davida humana e o homem aparece como agente causador e também como aquele que sofre as conseqüências. O processo de desertificação é desencadeado por agentes naturais e acelerado pela ação do homem que descaracteriza o meio para fins econômicos como agricultura, pecuária e mineração que acabam agravando o problema.
A desertificação, preliminarmente, pode ser considerada como um conjunto de fenômenosque levam determinadas áreas a se transformarem em desertos ou a eles se assemelharem. Pode, portanto, resultar de mudanças climáticas determinadas por causas naturais ou pela pressão das atividades humanas sobre ecossistemas frágeis, neste caso, as periferias dos desertos ou as áreas transicionais são as que possuem maior de degradação generalizada em virtude de seu equilíbrio ambiental bastanteprecário, e pode ser desencadeado naturalmente ou por ação antrópica. No processo de desertificação a quantidade de vegetação diminuiou é extinta totalmente através do desmatamento o que gera ao solo a perda de suas propriedades, tornando-se infértil. Portanto os solos caracterizam-se por serem pouco profundos, e possuírem deficiência hídrica e ainda tem tendência em concentrar sais devido àdrenagem ineficaz.
No âmbito biológico destaca-se o maio ou menor vigor da biosfera, a incidência ou não de organismos vivos principalmente vegetais indica se o ambiente é deserto e o agravamento desta deficiência corresponde então ao processo de desertificação. Este processo seria gerado deste modo por uma reação em cadeia considerando a mineralização do solo, a invasão pela areia, erosão edegradação do ambiente de modo geral, a desertificação biológica ocorreria quando os ecossistemas perdessem a capacidade de regeneração, com rarefação da fauna e redução da superfície coberta por vegetação, seguidas de empobrecimento dos solos e salinização. A erosão eólica ganharia importância no conjunto dos processos naturais. A ação antrópica estaria na origem dessa modalidade de desertificação,...
tracking img