Educacaoinfantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Prefeitura Municipal de Campinas
Secretaria Municipal de Educação
Concurso Público 2008

Professor de Educação Básica I
(Educação Infantil)
Informações ao candidato:
 Você receberá do fiscal o material descrito a seguir: a) b)   uma folha destinada às respostas das questões formuladas na prova; este caderno com o nome do cargo a que você está concorrendo e o enunciado das 50 questões,sem repetição ou falha. As questões são identificadas pelo número que se situa acima do seu enunciado. Ao receber a folha de respostas, é obrigação do candidato: a) b) c)         ler atentamente as instruções para a marcação das respostas; conferir seu nome e número de inscrição; assinar, no espaço reservado, com caneta esferográfica de tinta preta, a folha de respostas.

Verifique se omaterial está em ordem, se seu nome e seu número de inscrição são os que aparecem na folha de respostas; caso contrário, notifique imediatamente o fiscal. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar a folha de respostas. O rascunho no caderno de questões não será levado em consideração. O tempo disponível para esta prova será de 4 (quatro) horas. O candidato somente poderá sair do local deprova, sem levar o caderno de questões, após 1 (uma) hora do seu início. O candidato somente poderá sair levando o caderno de questões após 3 (três) horas do início da prova. Quando terminar, entregue a folha de respostas ao fiscal. Os três últimos candidatos deverão sair juntos e assinar em local apropriado na ata de prova.

Professor de Educação Básica I – (Educação Infantil)

LÍNGUAPORTUGUESA
Mundo pós-americano

1
Com base na leitura do texto I, analise as afirmativas a seguir: I. O texto apresenta uma visão imparcial do cenário da inserção dos Estados Unidos na contemporaneidade. II. É possível inferir que os símbolos de grandiosidade dos Estados Unidos se deslocaram pelo mundo, construindo uma descentralização da esfera de influência e poder. III. O texto aponta para oencerramento do debate acerca do cenário mundial no pós-Guerra Fria sem ter concluído por qualquer dos pólos da discussão. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. se nenhuma afirmativa estiver correta. se todas as afirmativas estiverem corretas.

5Finalmente, o establishment intelectual norte-americano rendeu-se à realidade! Depois de quase duas décadas de um debate interminável sobre os contornos do mundo pós-Guerra Fria – hegemonia norte-americana ou multipolaridade –, intelectuais de peso do país decidiram que a era em que vivemos já tem um nome definido: o mundo pós-americano. Na última edição da Foreign Affairs, a mais importante e maislida revista de política internacional do mundo, o artigodestaque é o de Fareed Zakaria, editor da Newsweek Internacional e autor do mais comentado livro do momento, The post-american world (W.W. Norton, 2008). Zakaria aborda o mesmo tema desenvolvido em seu último livro, que pode ser resumido da seguinte forma: a ascensão de poderes como Brasil, Rússia, Índia e China no cenário internacional irá,necessariamente, abalar a proeminência político-econômica norte-americana. Contudo, afirma o autor, isso não deve ser motivo para preocupações exageradas em Washington. O país ainda tem condições de manter os newcomers sob sua liderança por meio de políticas de engajamento nas instituições criadas no pós-guerra, como a ONU e a OMC (antigo GATT). Elas foram responsáveis pela estabilidade política eeconômica a que o mundo assistiu nas últimas décadas e que possibilitou a ascensão de novas potências emergentes. Em The post-american world, Zakaria nos convida a olhar em volta e perceber o quanto símbolos de poder outrora imediatamente identificados com os Estados Unidos hoje enchem os olhos de cidadãos no “resto” do globo: o maior prédio do mundo fica em Taipei e o próximo será erguido no...
tracking img