Educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Neste trabalho apresentaremos resultados de dados colhidos em indivíduos de uma certa população. Esses resultados são fruto do conhecimento popular dos moradores daquele bairro. Segundo a ideia do Babini (1957:21),
‘‘Conhecimento cientifico, é o saber que preenche na nossa vida diária e que possui sem o haver procurado ou estudado e sem se haver reflectido sobre algo.’’
Os dadosque fomos recolhendo durante o percurso da investigação, nos foram extremamente úteis para a construção deste trabalho, visto que os mesmos nos foram pertinentes porque corresponderam as nossas necessidades para atingirmos os objectivos traçados.

1.1. Objectivos1.2.1. Objectivo Geral
* Analisar a qualidade e o modo de vida dos moradores do bairro de Magoanine A.

1.2.2. Objectivos Específicos
1- Estudar os dados sócio-demograficos
2- Estudar a questão da saúde
3- Estudar aspectos sócio-culturais

CapítuloII
1. Fundamentação teórica

2.2. Definição dos conceitos-chave

População, Amostra, Dados, Demografia.

População - Totalidade de pessoas que habitam um pais, uma localidade ou uma região, isto e, conjunto de pessoas representativas de um determinado grupo ou categoria.

Amostra – Grupo representativo de uma população, seleccionado para recolha de e analisa de dados, ou seja. Éo subconjunto da população.

Dados – Dado é entendido como um elemento da informação, um conjunto de letras, números ou dígitos, que tomado isoladamente não transmite nenhum conhecimento.

Demografia – É o estudo estatístico das populações humanas.

2.3. Caracterização da pesquisa
Sob ponto de vista da sua natureza a pesquisa será aplicada com objectivo de gerar conhecimentos paraaplicação prática, confrontando a teoria aprendida na escola e a prática. Esta pesquisa envolve verdades do interesse local, pois é do interesse do quarteirão 53 melhorar a sua qualidade de vida e, consequentemente amansar a esperança de vida. Esta será uma pesquisa qualitativa, pois a interpretação dos dados e a atribuição dos significados baseados em abordagem qualitativas com o objectivo deescrever as características da população a ser estudada

Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa será bibliográfica e pesquisa levantamento, onde será elaborada a partir de material já publicado, constituído por livros, artigos periódicos e com material disponibilizado na internet, mas também a pesquisa envolve a interrogação directa das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Enquantoaos seus objectivos, a pesquisa será explicativa, onde vai procurar analisar o modo e qualidade de lida do quarteirão 53 do bairro de magoanine.

2.4. Grupo alvo
A população alvo da pesquisa são funcionários de ambos os sexos do quarteirão 53 do bairro de Magoanine A.

2.5. Os dados e instrumentos de recolha
Para a realização de presente pesquisa serão recolhidas ideias, opiniõesacerca do modo e qualidade de vida do quarteirão 53 do bairro de Magoanine A. a sua forma de aplicação e sua consequência, através da entrevista e observação.

O tipo de entrevista a ser aplicado será a entrevista por pauta que, segundo Gil
(2008;112), apresenta certo grau de estruturação, já que se guia por uma relação de pontos de interesses iremos explorando no decurso da entrevista. Esteinstrumento vai permitir uma recolha de dados direccionada, mas com uma margem de liberdade para o podermos fazer questões de insistência, diminuindo assim as limitações da entrevista estruturada e permitindo a comparação dos dados recolhidos.

O tipo de observação a ser aplicado será observação sistemática que, segundo Gil (2008; 104), permite a descrição precisa dos fenómenos ou o testar...
tracking img