EDUCACAO E INFORMATICA

1579 palavras 7 páginas
Nome: Douglas Afonso Gomes, Helena Ferreira Lima de Jesus, Juliana Ferreira da Costa, Manoel Figueiredo Filho, Quemuel Rodrigues Sousa.
Curso: Tecnologia em Análise e desenvolvimento de Sistemas. Data: 22/06/2012 Disciplina: Língua Portuguesa Instrumental.
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática os Computadores na Escola. 5° ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Fernando é filosofo e pedagogo, doutor em filosofia da educação pela PUC-SP, com pós-doutorado no IRPEACS/CNRS_LYON/FRANÇA nas áreas de informática e educação. Atualmente, professor do programa de pós-graduação em educação – currículo da PUC-SP. Trabalha no programa de cooperação para a formação de doutores e mestres na universidade pedagógica de Moçambique desde 1998 num convênio PUC-SP/UP Banco Mundial. Foi secretario de educação da cidade de São Paulo (2001-2002). Participa de várias linhas de pesquisa como: currículo e inovação; formação de educadores e inclusão digital; inclusão e alfabetização digital, novas tecnologias em educação e TV digital e currículo.
O processo educativo é aquele que prevê uma educação para todos, em todos os níveis. A possibilidade da implantação de computadores como instrumento auxiliar no processo de ensino-apredizagem deveria haver pesquisas de opiniões sobre o que pensam alunos e professores. Quando se coloca educadores e políticos frente a frente uma problemática sobre o assunto (tecnologia e informática) vem à tona levando a duas saídas. A primeira diz que o problema do docente é a falta de condições básicas de trabalho, já a segunda vê na forma e conteúdo de representações de uma unidade real, propõe que seja discutida a questão da informática. O educar ensina a ler interpretar, comunicar, relacionar, posicionar-se, dar elementos para opções das mais diversas ordens, tudo isto não se faz apenas com os conteúdos trabalhados, mas também através das formas de educação. Faz uma reflexão em torno da obra Papert (Mindstorms) onde questiona os quatro pilares

Relacionados

  • ProInter TCC Aplica o Final
    19114 palavras | 77 páginas
  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas
  • Analise Ergonomica Equipe De Limpeza
    22085 palavras | 89 páginas