EDUCACAO NO MUNDO ANTIGO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO NO MUNDO ANTIGO
Na Antiguidade a Educação era entendida como uma transmissão de técnicas adquiridas. O ato pedagógico tinha, sobretudo, a finalidade de possibilitar o aperfeiçoamentodessas técnicas através da iniciativa dos individualistas. A Pedagogia não tinha a dignidade de ciência autônoma, sendo considerada parte da Ética ou da Política, e, por isso, elaborada unicamente emvista do fim que estas propunham ao homem. Os expedientes ou os meios pedagógicos só eram estudados em relação à primeira educação ministrada na infância: ler, escrever e contar.
A reflexão pedagógicaera dividida em dois ramos isolados: um de natureza puramente filosófica, elaborado por conceitos éticos, e outro de natureza empírica ou prática, visando preparar a criança para a vida. O ato deeducar era baseado no ser, utilizado para a formação e amadurecimento do homem e a busca de sua consecução completa ou perfeita. Ele era uma passagem gradual da potência ao ato, da infância até a faseadulta.
No entanto, o status da criança no mundo antigo era praticamente nulo. Sua existência dependia do poder do pai; poderia ser rejeitada se fosse menina ou se nascesse com algum problema físico. Seudestino, caso sobrevivesse, era abastecer os prostíbulos de Roma e o sistema escravista. Até o final da Antiguidade, boa parte das crianças pobres eram abandonadas ou vendidas; as ricas enjeitadas -por causa de disputas de herança - eram entregues à própria sorte. Seria necessária a revolução pedagógica levada a cabo pelo cristianismo para que a criança passasse a ser valorizada como ser erecebesse uma orientação educacional direcionada e de cunho ético-integral.
A EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE
Racionalismo, relativismo e a pluralidade no contexto educacional, social, histórico brasileiro. Oobjetivo do trabalho é analisar os pressupostos dos impactos da modernidade sobre a educação e o homem moderno. O texto discute o surgimento da modernidade, seu desenvolvimento, sua crise e a...
tracking img