Educacao ludica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INTRODUÇÃO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO


Zairta Aires Santana Cabeça
Regia Lúcia Texeira da Silva
Centro Universitário da Vinci- UNIASSELVI
Pedagogia(PD9971) – Estágio I
03/10/2012





RESUMO




Jogos,brinquedos e movimentos espontâneos fazem parte do mundo das crianças. Este artigo vem tratar da busca e introdução dolúdico no processo educativo. Demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não será abandonado à seriedade e a importância dos conteúdos a serem ensinados à criança, pois as atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento do conhecimento, possibilitando melhor percepção da imaginação da fantasia e dos sentidos. Por meio das atividades lúdicas o aluno passa a comunicar-se consigo mesmo ecom o mundo, percebendo o outro, estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos e desenvolvendo-se integralmente.


Dinâmicas e brincadeiras são meios pelos quais o ser humano explora uma variedade de novas experiências e diversas situações e propósitos.


Para aprendizagem é inevitável o processo de brincar,devendo ser valorizado por aqueles envolvidos no processoeducacional.

Jogos e brincadeiras são importantes no processo pedagógico, pois o conteúdo pode ser ensinado através de atividades lúdicas permitindo assim um desenvolvimento global com visão para um mundo real por meio de descobertas e da criatividade e transformar a realidade.
Quando bem aplicada à educação lúdica pode contribuir para melhoraria do ensino, tanto na qualificaçãoquanto na formação critica do educando, valorizando-o para o melhor relacionamento na sociedade.




Palavras-chave: Ensinar, Lúdico, Aprendizagem.





1 INTRODUÇÃO



O ser - humano, sempre está descobrindo e aprendendo coisas novas. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples aos mais complexos, isso que lhegarante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser crítico, criativo, recriativo, participativo e transformador.


A essa busca de troca, de interação, de apropriação é que damos o nome de educação. Está não existe por si só; é uma ação conjunta.


O lúdico tem por objetivo oportunizar ao educador a compreensão do significado e da importância das atividades lúdicas,procurando provocá-lo para que insira o brincar em seus projetos educativos, tendo intencionalidades, objetivos e consciência clara, de sua ação em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem. Por meio das descobertas e da criatividade, o educando pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade.


Para que a ludicidade caminhe efetivamente na educação é preciso refletir sobresua importância no processo de ensino aprendizagem.





2. A EDUCAÇÃO LÚDICA


Uma das funções da escola é preparar o educando para a vida, para o futuro, para o exercício das responsabilidades e da cidadania. Entretanto, o cotidiano vivenciado na escola, corre o risco de se transformar em algo amargo e chato se o contexto da prática pedagógica não for minuciosamenteavaliado no sentido de promover um espaço que torne esse ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, onde os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente (SNYDERS, 1992, p. 14)


Entende-se que educar não é jogar lições empacotadas para o educando consumir passivamente. Educar é um ato consciente e planejado, éo tornar o indivíduo consciente, engajado e feliz no mundo. É seduzir os seres humanos para os prazeres do conhecer. É resgatar o verdadeiro sentido da palavra “escola”, local de alegria, prazer intelectual, satisfação e desenvolvimento.

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, dinâmicas e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o...
tracking img