Educacao Infati3

1333 palavras 6 páginas
Introdução

Matemática na Educação Infantil

Na educação infantil seu principal eixo é o brincar e é através das brincadeiras que as crianças constroem significado, interagem , aprendem a brincar em grupo, socializando brinquedos construindo conhecimento, sendo estimulado o tempo todo através do outro.
Segundo Wallon a escola deve proporcionar espaço que contribua para o desenvolvimento integral , humanizado e acolhedor e que estimule a inteligência da criança, considerando a mente e o corpo.
‘’ As diretrizes curriculares nacional da educação infantil fala que o espaço , o ambiente das crianças deve ser ricos, possibilitando A indivisibilidade das dimensões expressivomotora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.’’
O pensamento logico – matemático está presente na vida da criança desde seu nascimento, a criança é sujeito histórico e social, capaz de expressar ideias, sentimentos e de produzir cultura. As atividades na educação infantil deve aborda o pensamento-logico matemático não se limitando apenas em preparar o aluno para o aprendizado. Estimulantes, desafiadores e promoção da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
A matemática na educação infantil serve para ampliar na criança as capacidades de analisar, comparar, observar, tomar decisões, tirar conclusões propor e resolver problemas.
A linguagem matemática é percebida como forma de comunicação; consiste em um código formado por símbolos e signos específicos às crianças precisam aprender situar-se em quatros eixos;
1- Conhecimento de números, dos seus significados e das operações entre eles
2- conhecimentos de forma geométrica, localização espacial e desenvolvimento corporal. 3- conhecimentos das principais grandezas e medidas; 4- interpretação e organização de dados a partir dos primeiros contatos com o tratamento da informação.
As crianças aprendem pela

Relacionados