Educacao fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esta revisão do CBC é fruto da avaliação contínua do seu processo de implantação e levou em consideração:
• As avaliações realizadas pelos professores e professoras das Escolas-Referência, em maio de 2005;
• As ponderações apresentadas pelos professores nos dois encontros de representantes de área;
• As análises efetuadas pelas consultoras durante o processo de elaboração dasOrientações Pedagógicas (OP´s) e dos Relatórios de atividades (RA´s);
• A viabilidade da proposta, tendo em vista as condições atuais das escolas e as projetadas no PDPI.
Os dados apontaram para a necessidade de reorganização dos tópicos do CBC. Muitos foram aglutinados, outros criados e alguns eliminados. Em relação às habilidades, várias foram remanejadas de acordo com sua pertinência no tópico eno nível de ensino.
.Dentre as principais alterações destacamos:
• A capoeira deixa de ser um conteúdo complementar, tornando-se conhecimento pertinente ao CBC;

• O lazer, entendido nesta proposta como uma das finalidades da Educação Física, dimensão fundamental da formação humana, passa a ser considerado em todos os eixos temáticos. Assim como os estudos sobre o corpo, o lazer perpassatodo o conhecimento da Educação Física.
A Educação Física, no âmbito escolar, vem mudando, ao longo do tempo, de acordo com os princípios éticos da sociedade e os projetos político-pedagógicos construídos em cada época. Assim, o que hoje estamos chamando de Educação Física passa, necessariamente, pela reflexão sobre o seu processo de constituição como componente curricular na história da escolamoderna.

EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
Inicialmente denominada Gymnastica, sua inserção como componente curricular foi motivada por um conjunto de fatores condicionados pela emergência de uma nova ordem social na Europa dos séculos XVIII e XIX, fundamentada, especialmente, nos conhecimentos da Medicina e na necessidade de constituição do Estado Nacional. O ideário de civilidade exigiauma nova forma de lidar com o corpo e conceber a vida, pautada na conquista individual do organismo sadio e da vontade disciplinada (SOARES, 2001).
A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado (BRACHT, 1999).Com esse objetivo, no século XIX a Educação Física foi incorporada ao currículo do Ensino Secundário brasileiro na forma de exercícios ginásticos, esgrima e evoluções militares. Sua inserção no currículo do curso primário da escola pública mineira, por exemplo, no começo do século passado, em 1906, foi motivada pela idéia de que ela seria capaz de higienizar, disciplinar e corrigir os corpos dascrianças que freqüentavam as escolas, como uma prática ortopédica eficiente para endireitar o que era considerado torto, empenado, tosco, buscando-se, com ela, a consolidação de uma nova ordem escolar, além do preparo dessas crianças (especialmente as empobrecidas) para a vida no meio urbano e para o trabalho (VAGO, 2002).
Antes da Segunda Guerra Mundial, o Brasil vivia uma expansão de suaindustrialização, e novas exigências foram colocadas para a escola, com destaque para a responsabilidade de formar homens produtivos, aptos para o mercado de trabalho, agora cada vez mais voltado para a máquina e a técnica. Todas as disciplinas escolares foram se adequando a essas novas exigências. Da Educação Física, uma nova tarefa era esperada: não apenas corrigir e endireitar corpos de crianças,mas educá-los também para torná-los eficientes, eficazes, produtivos – tratava-se, agora, de moldá-los ainda mais radicalmente para as demandas do mundo do trabalho (VAGO, 2002). Um duplo movimento estava ocorrendo: os meios de comunicação fizeram o esporte presente em todos os cantos do planeta; ao mesmo tempo, sua transformação em mercadoria começou a despertar, em torno dele, um interesse sem...
tracking img