Educacao financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AIEC – ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

MBA EM FINANÇAS







Orly Valentim Junior









INSTRUMENTOS DE RENDA FIXA I

Educação Financeira







Atividade requerida pelo

Prof. Paulo Mauger









Santo Antônio do Monte – MG

Novembro 2012

1 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Diariamente as pessoas realizam atividades relacionadas aosseus recursos financeiros, como por exemplo: abrir uma conta bancária ou poupança, contratar seguro de vida ou de um carro, financiar a casa própria , etc.

As decisões tomadas envolvem seu orçamento familiar e por isso requer maior nível de informação, de modo que as escolhas seja conscientes, entre as opções disponíveis, e por fim tragam maiores benefícios financeiros.

A educaçãofinanceira não é apenas aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular riquezas. É algo que vai além... É adquirir bons hábitos financeiros e buscar uma melhor qualidade e condições de vida, tanto no presente, quanto no futuro, de forma que as famílias tenham segurança material para viver com mais segurança, conforto e prazer.

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico –OCDE, educação financeira é o processo pelo qual agentes financeiros melhoram sua compreensão de produtos e de conceitos financeiros, mediante informação, instrução e aconselhamento direto, o que promove a habilidade e a confiança necessárias para que os indivíduos se tornem mais conscientes dos riscos e das oportunidades financeiras, para que façam escolhas fundamentadas, para que saibam ondepodem encontrar ajuda e para que tomem quaisquer ações eficazes com o objetivo de melhorar seubem-estar financeiro.

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é uma organização de cooperação internacional composta por 34 países. Fundada em 1960, sua sede fica na cidade de Paris (França).

A OCDE é sucessora da OECE, que foi criada no contexto do Plano Marshall.Portanto, tinha como objetivo buscar soluções para a reconstrução dos países europeus afetados pela Segunda Guerra Mundial. A OECE existiu entre 1948 e 1960, ou seja, até a fundação da OCDE.


1.1 – PRINCIPAIS OBJETIVOS DA OCDE:
a) Buscar o desenvolvimento econômico permanente entre os países membros
b) Encontrar caminhos para a manutenção da estabilidade financeira entre os países membrosc) Discutir e propor metas para o desenvolvimento econômico mundial
d) Estabelecer parâmetros para o desenvolvimento do nível de vida
e) Criação de mecanismos para o crescimento do nível de emprego

2 – EDUCAÇÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL

A educação financeira tem entrado na agenda de vários países, que estão cada vez mais alertas para a importância de elevar os níveis de compreensãodos instrumentos financeiros por parte da população. Austrália, Japão, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil são alguns exemplos.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico recomenda aos países membros e não membros (condição na qual o Brasil se encontra no Comitê de Seguros e Previdência Privada) a promoverem a educação financeira de uma forma justa e sem viés, de forma que sedesenvolvam as competências financeiras dos indivíduos, embasadas em informações e instruções apropriadas, imunes de interesses particulares.

Adverte, ainda, que o processo de educação financeira deve ser considerado, pelos órgãos administrativos e legais de um país, como um instrumento para o crescimento e a estabilidade dos regimes econômicos, sendo necessário que se busque complementar opapel exercido pela regulamentação do sistema financeiro e pelas leis de proteção aos agentes econômicos individuais.

Nos últimos anos, a OCDE se tornou uma líder mundial na área de educação financeira, ao promover a necessidade de conscientização sobre esse assunto, e ajudando a estabelecer padrões para o tema. Em 2003, a Organização iniciou o projeto de educação financeira, em resposta às...
tracking img