Educacao como pratica da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
República de Angola
Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia
Universidade José Eduardo dos Santos
Instituto Superior Politécnico do Huambo








Título:
“PROPOSTA DE DESENHO DO CURSO DE NIVELAÇÃO PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA INFORMÁTICA DO INSTITUTO SUPERIORPOLITÉCNICO DE HUAMBO”.





INTRODUÇAO

Um dos principais problemas que enfrentou o processo de ensino – aprendizagem da Matemática nas Carreiras Técnicas é como obter que esta importante disciplina desempenhe seu papel na formação desses especialistas? Um dos principais problemas que enfrenta o processo de ensino – aprendizagem das Matemáticas nas Carreiras Técnicas, no Instituto SuperiorPolitécnico de Huambo em Angola, é como obter que esta importante disciplina desempenhe seu papel na formação desses especialistas. Começou-se a fazer um melhor uso do princípio da sistematização do ensino na Educação Superior concretizado no conceito de disciplina, objetivos por anos, os planos diretores e maior flexibilidade na organização e estruturação das disciplinas, a atividade prática nassalas-de-aula demonstra que ainda persistem deficiências. As principais deficiências e as conseqüências se englobam nos seguintes aspectos:
• Nem sempre está plaro qual é o papel da Matemática na carreira e quais são suas funções formativas em correspondência com o modelo de especialidade, por isso muitos estudantes têm falta de motivação para o aprendizado dos conteudos da disciplina, pois asconsideram muito complexas, abstratas e desvinculadas de sua futura atividade tecnológica profissional.
• Embora o modelo curricular angolano para a Educação Superior tem , em sua concepção um enfoque sistêmico, nem sempre se conseguiu integrar nas diferentes disciplinas, por isso maioria dos alunos têm idéias contrastantes, entre os conteúdos que estuda em matemática e os que usam em outrasdisciplinas como Física, Mecânica Teórica, Resistência dos materiais, Circuitos Elétricos, Fenômenos de Difusão , etc. . Os professores dessas disciplinas se queixam de uma insuficiente formação matemática dos estudantes.
• Embora que o modelo curricular angolano de Ensino Superior concebe um enfoque sistêmico, nem sempre se consegue integrar os conteúdos nas diferentes disciplinas. Por isso a maioria dosalunos têm ideias contrastantes entre o que estuda em Matemática e o que aplica em outras disciplinas como Física, Sistemas Lógicos, Programação, Computação Gráfica, Inteligência Artificial, entre outras. Os professores dessas disciplinas se queixam continuamente de uma insuficiente formação matemática dos estudantes.
• Quase a totalidade dos estudantes percebe a necessidade de aprender coisasnovas e rechaçam os cálculos extensos e aborrecidos, por isso manifestam falta de interesse nas atividades práticas com essas características.
Todo o anterior influi em que muitos estudantes apliquem a filosofia da sobrevivência acadêmica e se conformem aprovando as diferentes disciplinas sem preocupar-se com a aprendizagem sistêmica delas e revertê-las em uma maior qualidade de seu trabalhoprofissional.
• Em muitos professores prevalece a tendência de tratar de melhorar o processo de ensino aprendizagem de sua disciplina, mas sem ter em conta o que se faz em outras, quer dizer defendem o conceito de sua disciplina para dentro. Mantêm-se ensinando quão mesmo tradicionalmente estiveram ensinando.
• Muitos professores de Matemática rechaçam a modelagem dos problemas tecnológicos e amaioria dos professores de outras disciplinas não aplicam os métodos e técnicas estudados na Matemática.
• Não se generalizou a superação dos professores no uso das Tecnologias da Informação e a Comunicação (TIC) e por tal motivo não se levam a docência com em mesmo ritmo e muito menos em forma sistêmica.
• Em muito poucos casos se seguem os ritmos de aprendizagens individuais dos estudantes....
tracking img