Educa o e Diversidade Rela es tnicos Raciais 1

939 palavras 4 páginas
Av 1 - Educação e Diversidade : Relações Étnicos - Raciais

Questão 1:

Observe a imagem:

Diante dessa bela imagem e do que estudamos sobre as diferenças entre os seres humanos, podemos afirmar que a diversidade humana
Alternativas
1 - É importante e benéfica para a nossa espécie.
2 - São independentes das culturais.
3 - É prejudicial para a nossa espécie.
4 - É incompatível com a igualdade dos direitos.
5 - Deve ser combatidas a todo custo.

Resposta gabarito
É importante e benéfica para a nossa espécie.
Comentário do gabarito
A imagem mostra uma bela cena em que crianças de diferentes origens sorriem juntas, sem qualquer dos conflitos que costumamos ver em nossa sociedade. A diversidade é benéfica tanto do ponto de vista biológico quanto do ponto de vista cultural.

Questão 2:

Os professores também devem ser educados para compreenderem que a diversidade cultural é essencial. Pois uma das mais importantes funções do educador é garantir o acesso de todos à cidadania plena. Para isso é necessário que os educadores
Alternativas
1 - Ignorem as diferenças existentes entre os alunos objetivando a igualdade, pois a democracia assim o exige.
2 - Estejam preparados para identificar as múltiplas representações culturais com as quais irá se deparar no ambiente escolar.
3 - Estimulem a desigualdade entre os alunos, com a finalidade de valorizar as diversas culturas presentes na sociedade.
4 - Obriguem seus alunos a seguirem o padrão cultural das classes dominantes, pois os professores são participantes dessas classes.
5 - Submetam-se aos valores sociais do preconceito e da discriminação como forma de compreender como ocorre a desigualdade.

Resposta gabarito
Estejam preparados para identificar as múltiplas representações culturais com as quais irá se deparar no ambiente escolar.
Comentário do gabarito
Os educadores devem estar prontos para identificar as muitas representações que os alunos trarão para a sala de aula. Alguns serão preconceituosos, por exemplo, e

Relacionados

  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas