Educa O Especia1

287 palavras 2 páginas
Educação especial
Almeida (Abril-2002 Revista Pedagógica), nos da uma ideia da verdadeira educação especial, seguindo os referenciais teóricos e práticos da educação.
Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades e, que abrange os diferentes níveis degraus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado.
A educação especial se trata de uma educação voltada para os portadores de deficiências, como deficiências auditivas, visuais, intelectual, física, sensorial, surdo cegueira e as múltiplas deficiências.
Para que esses educandos tão especiais possam ser educados reabilitados, é de extrema importância a participação deles em escolas e instituições especializadas. E que eles disponham de tudo o que for necessário para o seu desenvolvimento cognitivo. A mesma autora, nos apresenta uma visão sobre um ambiente mais apropriado às crianças com necessidades educativas especiais.
A Classe Especial é uma sala de aula preferencialmente distribuída na educação infantil e ensino fundamental, organizada de forma a se constituir em ambiente próprio e adequado ao processo ensino/aprendizagem do educando portador de necessidades educacionais especiais.
Na Classe Especial tentamos encontrar caminhos e meios facilitadores para a aprendizagem dos educandos com necessidades educacionais especiais, através de uma política de ação pedagógica, recursos educacionais mais individualizados e conta com o professor especializado.
A educação especial faz parte de "um todo" que é a educação, e ter o seu valor reconhecido é de fundamental importância para que os educandos tenham seu crescimento e desempenho educacional satisfatório.

Educação inclusiva
A educação inclusiva é uma educação voltada de TODOS PARA TODOS onde os ditos "normais" e os portadores de algum...
LER

Relacionados

  • artigo cientifio
    25434 palavras | 102 páginas
  • A SEDU O NO DISCURSO GABRIEL CHALITA Livro Completo
    43584 palavras | 175 páginas