EDUCA O DE TR NSITO PARA O IDOSO PEDESTRE

5328 palavras 22 páginas
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é ousar demostrar que se faz necessário o desenvolvimento de uma didática, com uma metodologia pedagógica adequada a compreensão e conscientização do pedestre idoso sobre a dinâmica do trânsito, visando assim uma maior segurança e melhor qualidade de vida a este grupo da população, além de fomentar a conscientização sobre o trânsito, demonstrando riscos, dificuldades e a necessidade de um comportamento apropriado.
Sustentar um relacionamento ético e responsável requer do indivíduo um aprendizado que passa, antes de tudo, pelo reconhecimento que cada um de nós faz parte de um grupo de identidade, cultura e valores morais comuns e diferentes ao mesmo tempo. Não basta, para tanto, solução para os conflitos crescentes do trânsito apenas no aprimoramento do código de conduta e na punição implacável.
Torna-se fundamental ao condutor e ao pedestre ter conhecimento de seu lugar, sendo uma peça articuladora e vital para garantir a ordem e o melhor andamento do sistema de trânsito.
Interpretar cada artigo do Código de Trânsito (1997) à luz da necessidade do idoso leva a reflexão sobre o que diz o artigo 76, a respeito da promoção da educação de trânsito na esfera da educação básica, e até mesmo no ensino superior, contudo, uma parte dos idosos não teve a oportunidade de estudar, logo, conclui-se que existe a possibilidade de não estarem contemplados pela lei.
Faz-se crer que este grupo tem maior dificuldade em compreender a dinâmica do trânsito.
Tal fato me motivou aprofundar este estudo e neste sentido escolhi o tema Educação de trânsito para o pedestre Idoso.
Consequentemente, este idoso em sua condição de pedestre não contemplado de forma direta no Código de Trânsito, terá sua conscientização preventiva e protetora prejudicada.
Portanto, há uma problemática social, comprovada pelas estatísticas de acidentes ocorridas às estas pessoas.
Diante do exposto, faz-se o seguinte questionamento: como propor uma educação com metodologia

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas