Educaćão inclusiva

Páginas: 12 (2848 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPUTADO NILTON KUCKER
ITAJAI – SANTA CATARINA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SÉRIES INICIAIS
TURMA: 4º MAGISTÉRIO HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO DESCRITIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SÉRIES INICIAIS/EDUCAÇÃO INFANTIL – 4ºMAGISTÉRIO

Aluno (a):Indiamaris Pereira
Professora:Ione Ternes

Itajaí (SC)
2011
INDIAMARIS PEREIRA

Relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Relatório apresentado como requisito parcial para avaliação na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, sob orientação da professora .Ione Ternes

Itajaí (SC)2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO......................................

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................

REFERÊNCIAS.............................................................................................ANEXOS.........................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

O estagio de regência proporciona aos futuros profissionais do Magistério executar em sala de aula as praticas observadas e estudadas durante os estágios de observação vivenciados anteriormente e as aprendidas academicamente durante os anos letivos.
O contato direto com ascrianças e a tarefa de ministrar conteúdos , nos proporciona uma experiência única, que leva uma reflexão mais detalhada do processo de ensino aprendizagem ocorrido em sala de aula.
Nem sempre a teoria é condizente com a realidade, muitas vezes a indisposição de recursos materiais, estrutura e até mesmo de profissionais torna a aplicação do que seria ideal para uma escola um desafio a ser vencido,e o estagio de regência nos proporciona situações reptantes e inesperadas nas quais é preciso reflexão e prudência para agir com o devido obsequio e sem azafama, priorizando sempre o bem estar e o aprendizado da criança.
Em setembro 2008 foi sancionada a lei N 11.788 que regulamenta os estágios do ensino profissionalizante do Ensino Médio e estabelece seus encaminhamentos.
O memorial descritivotem o ideal de documentar e expressar de forma lhana e esmerada as vivencias ocorridas entre nove e vinte e dois de fevereiro de 2011 no quinto ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Deputado Nilton Kucker. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividadeprofissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO
Ocorrido uma situação de emergência na escola supracitada devido ao atraso na contratação de professores ACT's recebemos a proposta de iniciar o estagio de séries iniciais em dupla e um pouco antes da data prevista, para suprir a necessidade deprofessores para o quinto ano.
Após aceitarmos a proposta tivemos um momento de reunião para compartilhar ideias e definir qual seria nosso objetivo, como seria nosso planejamento e quais as estratégias usaríamos com essa turma que estaria acontecendo pela primeira vez na escola. (preciso explicar que é a primeira vez que tem quinto ano por causa da mudanca para ensino de nove anos?)
Visitamos a salade aula, observamos os livros didáticos e conhecemos alguns espaços frequentados pelas crianças.
Após refletimos sobre a fase que as crianças vivenciavam, percebemos a necessidade de trabalharmos com atividades dinâmicas e que fossem atraentes, e devido a pouca experiencia que temos optamos por pensar primeiro nos objetivos, que seriam basicamente despertar o interesse e o prazer pela leitura e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!