Educaçao e sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sexo e sexualidade

Sexo e sexualidade estão interligados, mas sabemos mesmo qual a definição de cada um?
Antes do inicio das aulas de Educação e sexualidade, eu acreditava que sexo era o atosexual em si, uma relação de afeto entre duas pessoas que se gostam, mas, que não necessariamente precisam se gostar.
Sexualidade, para mim, era a temática que envolvia isso tudo. Os assuntos ligados asexo, a maneira como o ato sexual acontecia.
Hoje sabemos, que sexo é o que define. Macho ou fêmea, marca biológica independente da orientação sexual. Apenas isso, sem complicações. Sexualidade éuma coisa que todos nós temos, que nasce com a gente. É um conceito cultural, o que dará qualidade e significado ao sexo, não se reduz aos órgãos sexuais e ao biológico, é intencional e não instintiva,é processual, histórica e mutável.
1 A EDUCAÇÃO SEXUAL
de Juçara Teresinha Cabral, O texto aborda a temática educação sexual de diversos pontos, tais como a importância de estudar a perspectivahistórico-cultural da sociedade para entender e processo de vinculação entre sexualidade e moralidade “Através de uma análise histórica do homem e da sexualidade é que acreditamos estar contribuindo para aprodução de um suporte teórico que sirva como pressuposto básico para se falar em educação sexual”(p.151).
Assim como trata sobre a inquietação e dificuldade que alguns profissionais ainda tem paraabrir um dialogo sobre sexualidade “[...] percebemos, ainda, uma certa inquietação e dificuldade entre os educadores para abrir o diálogo e trazer a sexualidade no nível da palavra, do permitido, doprazeroso e do humano, pois pensam muito mais na sexualidade biologizada, anatômica, descritiva, fragmentada, fonte de males, e, por isso, origem de culpa e medo”(p.150).
Além disso, o texto nosmostra as visões diferentes sobre sexo, em diferentes momentos também: Aristóteles, sexo-procriação; Santo Agostinho, sexo-pecado; Freud, sexo prazer. Mesmo diferentes, as três estão relacionadas pois...
tracking img