Educaçao inclusiva, um sonho possivel

Páginas: 20 (4864 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, UM SONHO POSSÍVEL

A INCLUSÃO COMO EDUCAÇÃO PARA TODOS
CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Quantas e quantas vezes a palavra “impossível” ressou em nossos ouvidos e mentes, em sua maioria tolhendo ações futuras, destruindo sonhos, anulando anseios, frustrando planos... E, quando nos referimos aos portadores de necessidades educativas especiais, poderíamosfazer uso de alguma lógica matemática para comparar o nível de ocorrência em suas vidas e/ou daqueles de seu convívio, principalmente familiar? Mas, para cada impossível não existe apenas uma, existem varias possibilidades. Que pode ser uma conseqüência natural ou pode, ainda, ser criada. Porém, muitas vezes não nos damos conta disso.
Na idade média quantas mães não se depararam com aimpossibilidade de ver seus filhos crescerem, por terem nascido com alguma deficiência? A História cristã também relata fatos ocorridos em que, por razões diversas, muitas mães tinham seus filhos assassinados logo ao nascerem.
Historicamente, a pessoa com deficiência tem tido visibilidade como sujeito de direitos condicionada ao empenho das políticas públicas com a sua plena integraçãoà vida social. Entretanto, viabilizar de fato a inclusão transcende à construção de escolas com salas especiais devidamente equipadas com recursos pedagógicos e clínicos; ou com um quadro de pessoal “super” preparado, com formação adequada. ALVES (2003) aponta para um aspecto interessante:
Não podemos entender nossas atitudes e nosso comportamento para com os portadores de necessidades especiaisapenas pelo estudo teórico e afetivo. Temos que ter uma grande sensibilidade, pois nossos valores quase sempre, direta ou indiretamente, afetam nosso comportamento para com estes indivíduos e devemos perceber e trabalhar este comportamento. (ALVES, 2003, p.15)
Portanto, Inclusão é um termo que tem sido usado predominantemente como sinônimo para integração de alunos com deficiência noensino regular denotando, desta forma a perpetuação da vinculação deste conceito com educação especial. Contudo, mesmo com muitas controvérsias quanto ao seu significado, já existem alguns pressupostos consensuais que estão subjacentes à sua definição.
Existe um consenso entre estudiosos de que inclusão não se refere somente às crianças com deficiência e sim a todas as crianças, jovense adultos que sofrem qualquer tipo de exclusão educacional, seja dentro das escolas e salas de aula quando não encontram oportunidades para participar de todas as atividades escolares. Há um consenso que inclusão implica em celebrar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos existentes nas escolas para contribuir na formação da cidadania. Diversidade e diferenças constituem umariqueza de recursos para a aprendizagem na sala de aula, na escola e na vida.
A Educação Inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística,democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. É educação com igualdade e equidade: uma educação para todos, centrada no aluno e que atenda às necessidades educacionais especiais de todos, desde as diferenças orgânicas e psíquicas às diferenças étnicas, culturais, sociais e econômicas. Antes de tudo éuma questão de direitos humanos, já que defende que não se pode se gregar a nenhuma pessoa como consequência de sua deficiência, de sua dificuldade de aprendizagem, do seu gênero ou mesmo se esta pertencer a uma minoria étnica. Em segundo lugar, é uma atitude, representa um sistema de valores e de crenças, não uma ação simplesmente, mas sim um conjunto de ações.
É necessário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Inclusiva, uma missão possível?
  • Educação Inclusiva: difícil,mas possível
  • um sonho possivel
  • Um sonho é possível
  • um sonho possivel
  • Um sonho Possível
  • um sonho possivel
  • Um sonho possível

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!