Educaçao de jovens e adultos

Páginas: 9 (2098 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO
FACULDADE TEOFILOPEDAGÕGICA DO MARANHÃO-FTM

ELINE ROCHA TEIXEIRA
MARLENE LOUZEIRO CÂMARA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

SÃO LUIS
2011
ELINE ROCHA TEIXEIRA
MARLENE LOUZEIRO CÂMARA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Atividade destinada à obtenção da 3ª noda disciplina Educação jovens e adultos da professora SuzianeRegina Cunha de Moura.
Turma: A 08

SÃO LUIS
2011
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PERÍODO
ACONTECIMENTOS
DESAFIOS

Década de 30
A educação de adultos começa a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil.
A ampliação da escolarização para adolescentes e adultos.

Década de 40


Ampliação da educação elementar, inclusive da educação de jovens eadultos. Nesse período, a educação de adultos toma a forma de Campanha Nacional de Massa. Uma preocupação com a elaboração de material de didático para adultos e as realizações de dois eventos fundamentais para a área: 1º Congresso Nacional de Educação de Adultos realizado em 1947 e o Seminário Interamericano de Educação de Adultos de 1949.

Década de 50

A Campanha se extinguiu antes dofinal da década. As críticas eram dirigidas tanto às suas deficiências administrativas e financeiras, quanto à sua orientação pedagógica. Promover a educação do povo para acompanhar a fase de desenvolvimento que se instalava nos países era preciso formar os continentes de mão-de-obra necessária para atender ao crescimento das Indústrias

Década de 60

O pensamento de Paulo Freire, assim como suaproposta para a alfabetização de adultos, inspira os principais programas de alfabetização do país Defender e propor uma educação de adultos que estimulasse à colaboração, a decisão, a participação e a responsabilidade social e política.

Ano de 1964 Aprovação do Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo o Brasil, de programas de alfabetização orientados pela propostade Paulo Freire. Essa proposta foi interrompida com o Golpe Militar e seus promotores foram duramente reprimidos
disseminação por todo o Brasil de programas de alfabetização orientados pelos ensinamentos de Freire.

Ano de 1967
O governo assume o controle dos Programas de Alfabetização de Adultos, tornando-os assistencialistas e conservadores. Nesse período lançou o MOBRAL – MovimentoBrasileiro de Alfabetização.

Ano de 1969

Campanha Massiva de Alfabetização


Década de 70
O MOBRAL expandiu-se por todo o território nacional, diversificando sua atuação. Das iniciativas que derivaram desse programa, o mais importante foi o PEI – Programa de Educação Integrada, sendo uma forma condensada do antigo curso primário.

Década de 80
Emergência dos movimentos sociais einício da abertura política. Os projetos de alfabetização se desdobraram em turmas de pós-alfabetização. Se desdobrar em turmas de pós-alfabetização

Ano de 1985
Desacreditado, o MOBRAL foi extinto e seu lugar foi ocupado pela Fundação Educar, que apoiava, financeira e tecnicamente, as iniciativas do governo, das entidades civis e das empresas.

Década de 90
Com a extinção da FundaçãoEducar, criou-se um enorme vazio na Educação de Jovens e Adultos. Alguns estados e municípios assumiram a responsabilidade de oferecer programas de Educação de Jovens e Adultos. A história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil chega à década de 90 reclamando reformulações pedagógicas.

Reformulações pedagógicas.

Ano de 1990

Acontece na Tailândia/Jomtiem, a Conferência Mundial de Educaçãopara Todos, onde foram estabelecidas diretrizes planetárias para a Educação de Crianças, Jovens e Adultos. Diretrizes planetárias para a educação de crianças, jovens e adultos.

Ano de 1997
Realizou-se na Alemanha/Hamburgo, a V Conferência Internacional de Educação de Jovens, promovida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas). Essa conferência representou um importante marco, à medida que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!