Educaçao basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO BÁSICA

APRESENTAÇÃO
A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Como um processo de formação continua ao longo de toda vida, faz parte da história dos homens formando através desta suas características, costumes ecrenças, ou seja, sua cultura e criando uma identidade, que irá distinguir o modo de ser cultural dos homens de modo natural de existir dos demais seres vivos.
O objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão sobre Educação Básica e suas práticas educativas modernas trazendo uma análise das idéias de alguns autores que se destacam nesse contexto. Através de um conceito novo, original e amplo em nossalegislação educacional, fruto de muita luta e de muito esforço por parte de educadores que se esmeraram para que determinados anseios se formalizassem em lei. Neste sentido a idéia de desenvolvimento do educando nestas etapas que formam um conjunto orgânico e seqüencial é o do reconhecimento da importância da educação escolar para os diferentes momentos destas fases da vida e da sua relaçãoprevista no art. 205 da Constituição Federal: Partindo de um ponto de vista crítico, procuramos entender a evolução das idéias pedagógicas, utilizando-se de leitura de textos e pesquisas bibliográfica. Podendo assim chegar à conclusão da inter-relação entre a evolução da educação e a transformação da sociedade. Neste contexto a sociedade é um organismo adaptado do meio é aquele que interage com o mesmo,mantendo um equilíbrio entre suas necessidades de sobrevivência e as dificuldades e restrições impostas pelo meio, conhecer e organizar, estruturas e explicar a realidade a partir daquilo que se vivencia nas experiências com os objetivos do conhecimento. Pressupõe a organização da experiência num sistema de relações através da utilização de novos métodos de ensino.

INTRODUÇÃO
Aeducação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. São dois os principais documentos norteadores da educação básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação(PNE), Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil. Ela zela pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Surge a partir do conhecimento da influência de sua história de entender a sociedade em que vive e compreender a sua origem até o fim de sua vida. Essas idéias pedagógicas possibilitam um conhecimento teórico sobre a educaçãobásica, analisando às reformas, inovações, concepções das idéias da educação. A partir desta análise podemos entender o papel fundamental da educação no processo histórico-cultural do homem e na transformação da sociedade. De acordo com ORSO (2008), a sociedade educa seus membros para viver nela mesmo, ou seja, o homem nasce bom e a sociedade o perverte. Nas ideologias de Rousseau o professor tem opapel semelhante a uma mãe de proteger seu aluno da influência da sociedade e dos julgamentos dos outros para que possa desenvolver em si e por si a capacidade de pensar e de julgar.
No Brasil a educação básica encontra-se dividida nas seguintes etapas:
• Educação Infantil:
Educação Infantil Idades
Creche 0 a 3 anos
Pré-escola 4 a 5 anos
• Ensino Fundamental:
Ensino Fundamental Idades
AnosIniciais - 1º ano ao 5º ano
1º ano 6 anos
2º ano 7 anos
3º ano 8 anos
4º ano 9 anos
5º ano 10 anos
Anos Finais - 6º ano ao 9º ano
6º ano 11 anos
7º ano 12 anos
8º ano 13 anos
9º ano 14 anos
*A lei nº 11.274, de 06/02/2006, estabelece a ampliação para nove anos do Ensino Fundamental.
• Ensino Médio:
Ensino Médio Idades
1ª série 15 anos
2ª série 16 anos
3ª série 17 anos

Uma...
tracking img