Educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA
-------------------------------------------------
ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORAS COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS E TELEMÁTICAS
-------------------------------------------------
Rúbia Cristina Duarte Garcia Dias/Tatiane da Silva/ Sergio Roberto Borges/Sandra Regina Borges/Helen Dulce Martins/Ubiratan Rodrigues Silva
-------------------------------------------------

MORAN, J. M.,MASETTO, M. T., BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Editora Papirus, Campinas - SP, 2000.

ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORAS COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS E TELEMÁTICAS
José Manuel Moran
O autor problematiza as praticas de ensino de hoje, afirmando que a sociedade encontra-se cada vez mais em processo de mudanças nas suas formas de organização, e com isso vem se tornando cadavez mais difícil a transmissão e apreensão de conteúdos por aulas tradicionais, por tanto ele nos coloca em pensamento de uma nova concepção de ensino.
Como podemos visualizar em MORAN (p.11), “Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunos têm a clara sensação de que muitas aulasconvencionais estão ultrapassadas”.
Uma das estratégias em busca da melhoria da educação, é o investimento na implementação nas tecnologias telemáticas de alta velocidade, onde irão ficar conectado, professores, alunos e administração, ou seja, começam a investir de forma significativa na educação a distância e continua. Havendo então uma expectativa de que essas tecnologias nos auxiliaram de melhorforma na solução dos problemas na educação.
O autor compreende a grande importância das tecnologias na educação, porem ainda sim, afirma que estas não são suficientes para os problemas encontrados no meio educacional, tendo ainda este como um desafio.
O autor coloca a ideia de que há hoje uma grande preocupação com o ensino de qualidade, e que este se sobre põem a educação de qualidade, ou seja,os processos educacionais estão se dando de forma instrumentalizada, focando apenas no ensino conteúdos, da formação técnica para inserção no mercado de trabalho, e não com o conceito de educação e formação do sujeito, onde este estaria em um processo de humanização, construção da identidade, criticidade e autonomia. Ele afirma que as instituições de ensino vêm se distanciando cada vez mais domodelo de educação de qualidade.
Podemos perceber alguns problemas na educação que são significativamente consideráveis nos problemas encontrados hoje em nossa educação, como podemos refletir com o autor: “Temos um ensino em que se predominam a fala massiva e massivamente, um numero excessivo de alunos por sala, professores mal preparados, mal pagos, pouco motivados e evoluídos como pessoas.” (p.15).
Deste modo, o autor nos apresenta problemas e também nos apontam algumas possíveis soluções para estes, que são investimentos fundamentais para que possamos avançar na concepção de educação, onde esta integre todas as dimensões de ser humano.
Para tanto é necessário uma integração entre aspectos sensorial, intelectual, emocional, ético e tecnológico. Tendo então, educadores mais bempreparados para tal.
Podemos visualizar que há uma grande dificuldade no gerenciamento educacional, desde dificuldades emocionais a dificuldades sociais, entre outras. Onde alunos e professores a todo o momento permeiam suas emoções e realidades neste meio.
Onde reais mudanças dependem de todo o grupo gestor da escola, alunos e educadores, onde deve haver motivações a estes.
Vivendo em um mundo dediversas informações, o tempo todo recebemos e captamos elementos do mundo todo. E o autor afirma que as informações recebidas em nosso meio social e familiar são importantíssimas para a construção do conhecimento de cada individuo.
O desenvolvimento de habilidades de raciocínio é fundamental para a compreensão do mundo. Além do raciocínio, a emoção ou complica o processo de conhecer (Lipman, 1992,...
tracking img