Educação

Páginas: 2 (457 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Unidade 9 - Educação brasileira no período colonial.
Rhuanita R. Mendes R.A 10100892-8 Artes Visuais
1) Pesquise sobre as formas de atuação dos jesuítas no que diz respeito à catequese dosindígenas e a educação dos filhos dos colonos.
As primeiras escolas reúnem filhos dos índios e colonos, mas a educação jesuíta é separada, os catequizados e os instruídos. Com os filhos dos colonos aeducação estende-se além da escola de ler e escrever.
A tradição das famílias portuguesas é levada ao filho primogênio que herda o patrimônio  do pai e continua o seu trabablho no engenho, o segundofilho é destinado a letras e enviado aos colégios da Europa; o terceiro deve ser padre.
Os jesuítas agem sobre os dois últimos, mesmo quando os filhos não são enviados para os colégios, mas recebemeducação na própria casa-grande.
Outro modo de ação é no confessionário, padre ouve os pecados, modela a forma de pensar dos colonos, em casos extremos pressiona a mudança de comportamentoconsiderado imoral e ímpio.
      No século XVI os jesuítas montam a estrutura dos três cusos: letras, filosofia e ciências e teologia. Terminando o curso de artes o jovem encontra duas alternativas.Estudar teologia e formar padres e mestres, ou preparar-se para carreira de direito. filosofia e medicina, que é necessário encaminhar-se para faculdades européias.Com este programa, os jesuítas monopolizamo ensino no Brasil, apoiados pela Coroa.


2) Pesquise sobre o ratio studiorum e escreva as principais características deste documento no que diz respeito à ação pedagógica.

RatioStudiorum é o nome abreviado de Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Iesu, o plano educacional que a Companhia de Jesus pôs à frente dos seus colégios nas mais variadas partes do globo (da Europa àÁsia, do Japão ao Brasil).
O documento reparte-se em 30 capítulos. Cada um deles consiste num conjunto de regras para cada uma das funções dos membros de um colégio, docentes e discentes, a começar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!