Educação

Páginas: 13 (3058 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
O médico e o monstro, de Roberto Louis Stevenson
O Médico e o Monstro (título original em inglês: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde) é o nome de um livro de Robert Louis Stevenson publicado em 1886.

A obra foi, em seu tempo, considerado um excelente livro de horror e suspense, que marcaria profundamente seus leitores, pois mantém uma atmosfera assustadora durante todo o enredo, setornando assim um clássico do mistério.

A história de Stevenson baseou-se na vida dupla de um habitante de Edimburgo, na Escócia, chamado William Brodie: de dia ele era um respeitado marceneiro; à noite, roubava as casas dos moradores da cidade.

A história se passa em Londres, no final do século XIX, centro urbano com quatro milhões de habitantes. Devido ao grande contraste econômico entre osindustriais (cada vez mais ricos) e os miseráveis (cada vez com menos oportunidades de emprego e vida digna), Londres passou a ser palco de inúmeros crimes horríveis. Justamente por isso, em 1829, foi criada a Scotland Yard, que se tornaria mais tarde reconhecida por sua eficiência em resolver crimes e por tomar parte das inúmeras páginas das histórias policiais inglesas.

Foi esta a primeiraobra a inserir a Scotland Yard no universo literário.

O médico e o monstro transmite o clima de insegurança e desconfiança que havia na Inglaterra vitoriana, e que vemos nas cenas da cidade coberta de bruma, uma evidência visual desse clima de suspeita. Talvez por isso, a história de Stevenson tenha como eixo central, delineado já no início da narrativa, o primeiro momento de desconfiança que oadvogado Gabriel Utterson sente a respeito do cliente Henry Jekyll, que deixara com ele um testamento dedicando seus bens ao sr. Edward Hyde.

Escrita para o grande público, que já conhecia este autor através do folhetim A Ilha do Tesouro, a novela, apesar da linguagem simples e de fácil entendimento, tem uma forma que privilegia o suspense. Os capítulos e o enredo, com traços de novela policial- um crime, um grande mistério e alguém tentando desvendá-los - se encaixam perfeitamente, de modo que todos os elementos da narrativa se esclarecem somente no desenlace da história.

A maestria na condução do enredo, através da forma, se evidencia na combinação entre os capítulos em que há um narrador e os capítulos finais, todos em primeira pessoa. Esses, um narrado pelo próprio Jekill, outropor seu amigo Lanyon, trazem, cada um, parte do esclarecimento do mistério. Tal qual um quebra-cabeça, os relatos completam-se. Além disso, permitem a Stevenson narrar o drama de Jekill através de suas próprias palavras, completamente afetadas pelo delírio, medo e angústia da situação-limite que vivia:

...dentro de meia hora, irei novamente e definitivamente incorporar aquela odiosapersonalidade, e antevejo com irei sentar tremendo e chorando em minha cadeira, ou continuar, com o mais desgastado e apavorado êxtase auditivo, a andar de cima para baixo neste quarto (meu último refúgio terreno) e atentar a qualquer som de ameaça.

Stevenson, através do drama fantástico, retrata os valores da sociedade vitoriana, tão peculiares que a palavra vitoriano tornou-se adjetivo em nossos dias.A neblina londrina, presente nas descricões tal qual uma personagem, encobria todos os tipos de crimes:

...o fog ainda sobrevoava lento, asfixiando a cidade, onde lampiões brilhavam como gemas preciosas; e trespassando as camadas opressoras deste sufocante nevoeiro, a procissão da vida urbana estendia-se (...)

Londres era a cidade de todos os vícios, do jogo à prostituição. Essa hipocrisia éum dos temas principais do livro. O Dr. Jekill, ilustre médico, percebe-se dividido entre duas personalidades, ambas, para ele, completamente verdadeiras. Uma é a do emérito doutor, filantropo respeitado, exemplo de conduta. A outra, reprimida durante toda a sua vida, é a do hedonista, que busca o prazer carnal, que comete crueldades e vilanias, sem responsabilidades. Busca, então, na ciência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!