Educação

Páginas: 15 (3508 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA
CENTRO EDUCACIONAL RENASCER
CURSO DE PEDAGOGIA

ELAINE DA SILVA COSTA TSHINKEL

O CORPO E O MOVIMENTO NAS ATIVIDADES ESCOLARES:
UMA PERSPECTIVA DE ALEGRIA DO MUNDO DO SABER

CECÍLIA T. MEURER - Orientadora



Santa Maria – RS
2009

RESUMO: O presente artigo realiza uma analisa da importância do corpo e do movimento corporal naaprendizagem do aluno. Tem como objetivo analisar a importância do movimento corporal e sua ação prazerosa na aprendizagem do aluno

Palavras chave: Corpo, aprendizagem e movimento.

1 INTRODUÇÃO

Por muito tempo, na grande maioria das escolas, observou-se nos anos iniciais do Ensino Fundamental, um modelo educacional predominantemente tradicional, onde na maior parte do tempo, as criançaspermaneciam sentadas atrás de suas carteiras. Embora novas metodologias sejam estudadas, ainda é rotineiro encontrar a partir do primeiro ano, práticas pedagógicas onde os movimentos das crianças não são vistos como naturais.
Durante o período de estágios e no trabalho da supervisão pedagógica, constatou-se que embora algumas crianças não pertencessem ao estilo cinestésico ou físico, todas as criançasse fascinam com o movimento corporal. Alguns possuem enorme facilidade em realizá-lo e as outras que não a possuem, observam com certa veneração.
Trabalhando com o cotidiano escolar, verificou-se uma rotina de sala de aula com atividades predominantemente de passividade, com alunos sentados por muito tempo, que ao ouvir o sinal de saída, saem correndo e verbalizando muito. Ao contrário de quandosão realizadas atividades que envolvem e permitem ao aluno movimentar-se e comunicar-se com seus colegas, onde há uma constante alegria e o desejo de todos em participar e socializar suas construções.
Estes fatos me reportaram a minha infância na escola e me fizeram refletir sobre alguns episódios acontecidos, em que muitas vezes, não conseguia expressar-me na escola muito formal e sem muitaalegria. Considerando estes aspectos, desencadeou-se a curiosidade de analisar o corpo e o movimento corporal no processo da aprendizagem, e sua capacidade de tornar mais alegre este processo, buscando um ensino mais eficiente.
O presente artigo tem como objetivo uma análise da importância do movimento corporal e sua ação prazerosa na aprendizagem do aluno. Entendendo que corpo e mente estápresente na escola e é natural que esse corpo se expresse e se manifeste, principalmente, na construção do conhecimento.

2 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

Pelas metodologias tradicionais, pensava-se que a aprendizagem acontecia melhor, se o corpo estivesse contido e seus movimentos limitados, como se ele fosse atrapalhar o processo. Além disso, havia uma dicotomia entre a teoria e a prática, a emoçãoe a razão, o fazer e o ser, negando a integralidade do ser humano. Para Haetinger e Silva (2007), a separação do corpo da mente, da emoção e da cognição são princípios da produção capitalista que concebe o corpo de maneira compartimentalizada, para estes autores a escola deve tentar desenvolver ao máximo a criatividade do aluno, para isto precisa de atividades dinâmicas que o envolva.
Segundo oReferencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (p. 15, 1998), o movimento corporal "É uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana, as crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez mais, um maior controle sobre seu corpo".

2.1 VISÃO DO CORPO NA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
Dentro da perspectiva de uma educação libertadora, ensinar e aprender são processosextremamente dinâmicos, onde professor e aluno são sujeitos ativos como Freire (1992, p13 ) afirma “Corpo e mente devem ser entendidos como componentes que integram um único organismo. Ambos devem ter assento na escola, não um (a mente) para aprender e o outro (o corpo) para transportar, mas ambos para se emancipar.”
Para este autor, na visão emancipatória de educação, a construção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!