Educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
PROFª. Drª: VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO

PRODUÇÃO TEXTUAL
“ETNOMATEMÁTICA”

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

A etnomatemática surgiu na década de 1970, depois do fracasso da Matemática Moderna com base em críticas sociais acerca do ensinotradicional da matemática, com a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Etno se refere à Etnia, isto é, a um grupo de pessoas de mesma cultura, língua própria, ritos próprios, etc., ou seja, características culturais bem delimitadas para que possamos caracterizá-los como um grupo diferenciado.
Etnomatemática é um programa de pesquisa em história e filosofia damatemática, com óbvias implicações pedagógicas. Para os antropólogos é a parte da etnologia de um grupo, para os educadores é um método educacional da matemática e para outros pesquisadores, como D’ Ambrosio e Gerdes é um subconjunto da Educação.
“a construção do conceito etnomatemática” utiliza do termo “matemática materna”, numa associação com a “língua materna”, termo já consagrado peloslingüistas, quando se referia aos conceitos matemáticos que os estudantes trazem para a escola, oriundos dos seus contextos sociais; conceitos estes construídos socialmente ou de origem antropológica.
Na concepção de Panoff-Perrina, a etnociência possui duas definições: a primeira diz que é o ramo de etnologia que se dedica a comparar os conceitos positivos das sociedades exóticas com os que asciências formalizaram no quadro das disciplinas constituídas. A segunda definição é “toda e qualquer aplicação das disciplinas científicas ocidentais aos fenômenos naturais que são apreendidos de outra forma pelo pensamento indígena”.
Ubiratan D’ Ambrosio, utilizou em 1985 pela primeira vez o termo etnomatemática, no seu livro: “Etnomathematics and its Place in the History of Mathematics”, omesmo autor fazendo um estudo etimológico da palavra matemática da uma aproximação do pensar sobre esse programa: “é a arte ou técnica (techné = tica) de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade (materna), dentro de um contexto cultural próprio (etno)”.
A etnomatemática surgiu da necessidade da valorização do conhecimento que o aluno trás para sala de aula, levando em consideração ocontexto social no qual ele esta inserida e também o professor deve fazer trocas recíprocas de saberes, fazendo que ambas as partes, tanto a escola como o contexto em que a criança está inserida cresçam culturalmente.

Mais adiante, o conceito passou a designar as diferenças culturais nas -diferentes formas de conhecimento. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciênciasda cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da difusão.
A Etnomatemática é apresentada como diversos conceitos do conhecimento
Compreendendo o conceito de etnomatemática é importante também apresentarmos o objetivo do professor (ou docente) em incorporar a etnomatemática em sua prática cotidiana, assim produzindo conhecimento e levando a transformações qualitativas na práticaescolar, tendo como finalidade o redimensionamento dessa prática docente.
É fundamental tentar articular conteúdos da matemática com práticas que relacionassem saberes matemáticos com o cotidiano dos alunos, a etnomatemática enquanto postura metodológica, possibilita a aproximação da ação pedagógica á realidade sócio-cultural dos alunos. Por vezes o docente pode ter dificuldade em trabalharcotidianamente dessa forma, no qual pode ser decorrente da falta de discussão maior quanto a essa temática em cursos, (simpósios) e formação continuada.
Para compreender como se organizam os conhecimentos de outros grupos e como podemos utilizar essas práticas em contextos escolares, é necessário conhecer o cotidiano dos alunos, sendo imprescindível conhecer mais desse contexto cultural. Por meio da...
tracking img