Educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FINALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA


Maria Beatriz de Farias dos Santos *
Pedagogia Gestão e Docencia


RESUMO: A formação de um novo cidadão (cidadão necessário) significa tornar nossos alunos capazes de inserirem-se no meio social, transformando a realidade que o cerca. Também o educar na escola é ao mesmo tempo preparar jovens e criança para a sociedade de desigualdade que aí está paraentão atuarem com habilidades cientifica social e técnica. Por isso, a finalidade da escola, é possibilitar que os alunos adquiram os conhecimento da ciência e da tecnologia e desenvolvam habilidades para operá-los,revê-los, transformá-los e direcioná-los em sociedade e as atitudes sociais – cooperação, solidariedade e ética - , tendo sempre como horizonte colocar os avanços da civilização a serviçoda humanização da sociedade. Para tanto, a necessidade de inovação na gestão deve ser alvo para essa transformação no sistema educacional. Percebemos que a aprendizagem hoje não ocorre somente na sala de aula entre professores e alunos, mas também com auxilio da gestão que é ponto de apoio e integração entre os membros e dimensões do espaço escolar.
Palavras – chave: formação, cidadão,conhecimento, habilidades, humanização da sociedade, gestão.

Participar da gestão significa inteirar-se e opinar sobre os assuntos que dizem
respeito à escola, isso exige um aprendizado que é, ao mesmo tempo, político e organizacional. A gestão democrática da escola exige, em primeiro lugar, uma mudança de mentalidade de todos os membros da comunidade escolar. Mudança que implica deixar de lado o velhopreconceito de que a escola pública é do estado e não da comunidade. A gestão democrática da escola implica que a comunidade, os usuários da escola, sejam os seus dirigentes e gestores e não apenas os seus fiscalizadores ou meros receptores dos serviços educacionais. Na gestão democrática pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola.

Hápelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de
gestão democrática na escola pública:

1ª - porque a escola deve formar para a cidadania e, para isso, ela deve dar o
exemplo. A gestão democrática da escola é um passo importante no aprendizado da democracia. A escola não tem um fim em si mesma. Ela está a serviço da comunidade. Nisso, a gestão democrática da escola estáprestando um serviço também à comunidade que a mantém.

2ª - porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o seu ensino. A participação na gestão da escola proporcionará um melhor conhecimento do funcionamento da escola e de todos os seus atores; propiciará um contato permanente entre professores e alunos, o que leva ao conhecimento mútuo e, em conseqüência, aproximarátambém as necessidades dos alunos dos conteúdos ensinados pelos professores.
O aluno aprende apenas quando ele se torna sujeito da sua aprendizagem. E para ele tornar-se sujeito da sua aprendizagem ele precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto da escola que faz parte também do projeto de sua vida.
Passamos muito tempo na escola, para sermos meros clientes dela. Não há educação eaprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem. A participação pertence à própria natureza do ato pedagógico.
Onde pode-se verificar a presença ou não da gestão democrática? Não é difícil perceber, na prática se uma escola tem seu projeto construído e organizado democraticamente. Basta entrar no seu conselho de escola ou colegiado e verificar como é feita a escolha do livro didático, oplanejamento do ensino, a organização dos eventos culturais, atividades cívicas, esportivas recreativas, basta assistir a uma reunião administrativa ou pedagógica, a uma reunião com pais professores e alunos. A gestão democrática é demonstrada por uma certa atmosfera que se respira na escola, na circulação das informações, no processo de elaboração e criação de novos cursos, na formação de grupos...
tracking img