Educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MESTRADO EM EDUCAÇÃO – SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES

Joan Miró – O Jardim (1977)

Disciplina: Artes Performativas

Lisboa, 05 de Maio de 2011

Índice Introdução Objectivos Enquadramento teórico Biografia de Joan Miró O Ensino artístico na educação Metodologia Publico alvo

Resultados Conclusão Bibliografia Anexos

1 - Introdução

Joan Miró é um artista integrantedo movimento surrealista, foi pintor e escultor, foi um criador de formas, figuras coloridas, imaginárias que o identificam por um léxico composto por manchas, pontos e linhas carregados de um intenso cromatismo que acompanha toda a sua obra.

A escolha de uma obra de Joan Miró, para esta actividade deveu-se ao facto do colorido, da espontaneidade das figuras que a compõem e a sua beleza,levando os alunos a um ambiente mágico e a um encantamento e em simultâneo um estranhamento, pois pode-se realizar diversas COISAS de diferentes formas.

Este Trabalho tem como objectivo incidir e reforçar conteúdos já abordados, como as figuras geométricas e as cores (primárias, secundarias e terciárias) e proporcionar uma oportunidade de reflexão, com base na obra apresentada, “O Jardim”, de JoanMiró.

Cabe ao professor, assim, direccionar para a base de conhecimento científico e pedagógico dos conteúdos, gerir e aplicar este projecto.

Este projecto tem a duração de duas aulas, em que a primeira irão ser abordados os conteúdos e na segunda os alunos irão proceder à criação das suas composições.

Enquadramento teórico Biografia de Joan Miró

Joan Miró nasceu em na Espanha, nacidade de Barcelona a 20 de Abril de 1893. Apesar da insistência do seu pai em vê-lo graduado e tendo frequentado uma escola comercial, ele não completou os estudos. Durante dois anos trabalhou num escritório por dois anos até sofrer um esgotamento nervoso.

Durante a sua vida viveu praticamente entre Espanha (Barcelona, Maiorca) e França (Paris).

Em 1912, os seus pais consentiram que ingressassenuma escola de arte em Barcelona, onde estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris.

Miró trazia intuitivamente a visão despida de preconceitos que os artistas das escolas fauvista e cubista continham. Na sua pintura tentou criar meios de expressão metafórica, ou seja, descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético etranscendental. Nesse aspecto, tinha muito em comum com os surrealistas.

De 1915 a 1919, Joan Miró pintava paisagens, retratos e nus, mais tarde (1925 – 1928), influenciado pelo surrealismo e por Paul Klee, começou a pintar paisagens imaginárias.

Na década de 30, os seus horizontes artísticos ampliaram-se, fez cenários para balés, os seus quadros passaram a ser expostos regularmente em galeriasfrancesas e americanas.

Em 1934 realizou tapeçarias que despertou o seu interesse pela arte monumental e mural. Neste período a sua produção artística também foi influenciada pelos horrores da guerra civil espanhola.

A partir de 1948, Joan Miró iniciou uma série de trabalhos de intenso conteúdo poético, cujos temas são variações sobre a mulher, o pássaro e a estrela. Em algumas obras repercute-seuma grande espontaneidade, enquanto que em outras se percebe a técnica altamente elaborada, reflectindo-se também este contraste entre ambas nas suas esculturas.

Miró tornou-se mundialmente famoso e expôs seus trabalhos, inclusive ilustrações feitas para livros, em vários países.

Em 1954, ganhou o prémio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para oedifício da UNESCO em Paris ganhou o Prémio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra.

Joan Miró morreu em Espanha, Palma de Maiorca a 25 de Dezembro de 1983.

O Ensino artístico na educação Considerando o objectivo básico do ensino artístico o desenvolvimento pleno dos indivíduos, e sabendo que este se...
tracking img