Educação x corrupção

Páginas: 7 (1526 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES SOBRE O DIREITO NA GRÉCIA E ROMA ANTIGA:

01- QUANDO OS GREGOS APARECERAM NO DESPERTAR DA HISTÓRIA E COMO ELES SE DENOMINAVAM?
R: Apareceram aproximadamente no ano 1500 a.C., como nômades de origem ariana que estenderam suas pastagens na direção sul, onde entraram em conflitos e se misturaram com a civilização do Egeu, essas tribos gregas falavam a mesmalíngua e tinham as mesmas tradições e se autodenominavam helênicas.

02- QUANDO SURGIU O DIREITO GREGO NA HISTÓRIA?
R: Não há propriamente que falar em Direito Grego, mas de uma multidão de direitos gregos, pois nunca houve uma unidade politica e jurídica na Grécia Antiga, pelo fato de que inúmeras cidades-estados helênicas (polis) eram regidas por um ordenamento jurídico próprio, uma vez que asmesmas gozavam de plena soberania na época.

03- PODEMOS ENTÃO AFIRMAR QUE NUNCA HOUVE LEIS QUE PUDESSEM SER APLICADAS A TODO POVO GREGO?
R: Sim, pois no máximo eram aplicados alguns costumes comuns, e tal peculiaridade pode ser explicada pelas próprias condições geográficas da Grécia, uma região de vales e planícies separados por cordilheiras e braços do mar, que concorreu para favorecer oisolamento permanente de suas comunidades, pois a intercomunicação era tão difícil que poucas cidades podiam manter outras subjugadas durante muito tempo.

04- MESMO SENDO POLITICAMENTE INDEPENDENTES ENTRE SI, AS COMUNIDADES GREGAS PRESERVARAM UMA SÓLIDA TRADIÇÃO DE UNIDADE. COMO ISSO FOI POSSIVEL?
R: Isso foi possível graças a laços de cultura, de sentimento de associação que fez com que a línguae a escrita entre as comunidades fossem comuns, bem como certas manifestações religiosas, os jogos olímpicos, além das alianças de defesa reciproca foram fatores de integração.

05- QUAIS AS COMUNIDADES QUE TEM QUE SER CONSIDERADAS COMO MATRIZES DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL DA GRÉCIA ANTIGA?
R: No contexto da civilização helênica podemos considerar Esparta e Atenas, pois foram elas que deramos mais valiosos e expressivos subsídios para a projeção na história universal.

06- QUAL A PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO DOS GREGOS PARA A CULTURA POLITICA?
R: Eles foram os inventores da ciência politica, e seus melhores escritores e filósofos foram Hesíodo, Heródoto, Platão e Aristóteles, que analisaram as instituições das cidades gregas para proporem-lhe formas de governo ideais.

07- COMOARISTÓTELES ENTENDIA QUE DEVERIA SER O INSTITUTO BÁSICO DO DIREITO?
R: Devia ser a igualdade entre os cidadãos, ou seja, a democracia, onde todos os cidadãos participavam da vida pública por meio de voto.

08- O DIREITO PRIVADO GREGO DEIXOU POUCOS TRAÇOS EM NOSSO DIREITO MODERNO. QUAL DELES É O MAIS CONHECIDO?
R: Na atualidade, melhor se conhece o Direito Privado de Atenas, que naquela época essedireito era muito individualista, permitindo ao cidadão dispor livremente da sua pessoa e dos seus bens. Por exemplo, no poder paternal, transferência de propriedades e contratos.

09- QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O DIREITO PRIVADO GREGO E O ROMANO NOS EXEMPLOS ACIMA CITADOS?
R: a) O poder paternal, no seio da família era limitado na Grécia, que com maioridade o filho escapava da autoridade dopai, o que não se aplicava em relação às filhas, que sempre permaneciam na tutela dos pais ou dos maridos. Já em Roma o poder paternal era muito extenso, sendo que os filhos sempre permaneciam sobre a autoridade do pai.
b) A transferência de propriedade no Direito grego era realizada por efeito do contrato que era limitado às partes, e tinha um sistema de publicidade parecido com o nosso detranscrição de atos, para assegurar a proteção de terceiros e, isso era o diferencial entre o mesmo Direito em Roma, pois essa publicidade não existia em Roma.

c) Já em contratos o Direito romano manteve certo formalismo, sem o qual não era válido, sendo o contrato consensual a exceção; já na Grécia esse formalismo não existia, bastando a vontade das partes.

10- PODEMOS AFIRMAR QUE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrupção e Educação
  • Corrupção no Brasil x Ética
  • Corrupção afeta o educação?
  • ética x corrupção na sociedade moderna
  • Título: A Educação pode acabar com a corrupção
  • Educação presencia x educação à distância
  • Educação tradicional x educação moderna
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL X EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!