Resenha: KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2007.

O QUE SÃO TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCIAIS
Desde o inicio dos tempos, odomínio de determinados tipos de tecnologias assim como o domínio de certas informações distinguem os seres humanos. Tecnologias são produções culturais que auxiliam o homem em suas atividades e amanter a supremacia sendo assim, instrumento de poder. De acordo com a autora, as grandes potências, para ampliar o poder político e econômico, gastam seu orçamento com tecnologia e inovações paramanter essa supremacia.
Dessa forma o vínculo entre conhecimento, poder e tecnologia estão presentes em todas as épocas e tipos de relações sociais. No caso da divisão da sociedade em classes emanutenção do status quo creio que as tecnologias podem facilitar a reprodução do conceito desenvolvido por Bourdieu citado por Silva (2003) que afirma que a escola e a educação em geral em vez de ter uma açãotransformadora reproduz e reforça as desigualdades sociais, sendo, nesse caso, a tecnologia, um capital cultural, dominado pelas elites, contribuindo com que as mesmas cheguem aos mais altos níveis deescolaridade e a posições de liderança. Os que não dominam esse código, são excluídos precocemente de sua escolaridade, e o resultado todos sabemos. É um ciclo que se auto-alimenta.
Vale ressaltarque como afirma Kensk (2007), tecnologias não são só maquinas a linguagem, por exemplo, é um tipo especifico de tecnologia que não necessariamente se apresenta através de maquinas e equipamentos. Alinguagem é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre as pessoas de determinado grupo. Essa tecnologia também é conhecida como “Tecnologia da Inteligência”.TECNOLOGIAS TAMBÉM SERVEM PARA INFORMAR E COMUNICAR
A evolução da tecnologia da comunicação se inicia com os primeiros registros da linguagem, até então oral, nas paredes das cavernas passando... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 09). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Tecnologias-o-Novo-Ritmo/62606.html

MLA

"Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação" TrabalhosFeitos.com. 09 2011. 2011. 09 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Tecnologias-o-Novo-Ritmo/62606.html>.

MLA 7

"Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2011. Web. 09 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Tecnologias-o-Novo-Ritmo/62606.html>.

CHICAGO

"Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação." TrabalhosFeitos.com. 09, 2011. Acessado 09, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Tecnologias-o-Novo-Ritmo/62606.html.