Educação e movimentos sociais

Páginas: 23 (5577 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2011
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende examinar a articulação das práticas educacionais ligadas aos movimentos sociais.
Ele se encaminha através da conceitualização sobre o que é a Educação, o que é Movimentos Sociais. A junção destes dois fenômenos na assim chamada Educação Popular. E a apresentação de uma experiência desta maneira de pensar a Educação feita pelo MST (Movimentos dosTrabalhadores Sem-Terra) nas suas Escolas Itinerantes.
Há vários questionamentos sobre o que é educar, E estas indagações tornam-se mais preeminentes em um contexto sócio-cultural onde a educação é apenas uma peça do sistema para reproduzir a si próprio por meio da disciplina e uniformidade (Ribeiro, 2008 p. 42). Além da clara função de transmissão de conhecimentos e preparação para a vidasocial e profissional. Cada vez mais é aceito o papel político fundamental que a educação possui ou pode ter. O que a torna uma ferramenta crucial para o processo emancipatório do povo, através da Educação Popular.
O paradigma deste tipo de educação tem sido associado com a criação da identidade de grupos populares na sociedade. Como resultante, a Educação passa a ser vista como um decisivo meio noprocesso de reforma e mudança das estruturas sociais. Este quadro coloca novos desafios que têm implicações práticas e teóricas para a educação e todos os que se envolvem no processo educativo.
Em conexão com isto, cada vez mais os movimento sociais passam a reconhecer a educação como parte de suas lutas pela transformação social. E se mobilizam para o atendimento das demandas educacionais deseus integrantes, e na elaboração teórico-prática de ações sócio-educativas. A visibilidade dos movimentos que lutam por justiça e cidadania, como espaços de organização e difusão dos conhecimentos que formam sujeitos políticos coletivos, é o que este trabalho se propõem a constatar.

2. EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

2.1. CONCEPÇÃO DE MOVIMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO

Segundo Melo (2001),para entender a relação entre educação e movimentos sociais é necessário partir de um conceito destas duas categorias. Em seu texto, Melo parte de Gohn (1997, 1999), Grzybowski (1991) e Scherer-Warren (1998, 1999) para abordar sobre a concepção de movimento social. A partir deles, afirma que os movimentos sociais se caracterizam como “sujeitos históricos coletivos que, na correlação de forças doconjunto da sociedade civil, interferem na dinâmica social na medida em que revelam o conflito dos interesses entre classes antagônicas” (p. 20). Deste modo, trazem a possibilidade de enfrentamento logo, da possibilidade de transformar as relações sociais e de produção promovendo rupturas na economia e ideologia vigente.
É importante ressaltar o caráter dinâmico e contraditório dos movimentossociais, pois de acordo com Gohn (1997) eles são ações sociopolíticas construídas por atores sociais[1] coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais que se reúnem em certos momentos de acordo com a conjuntura do país. Sendo assim, não se pode entendê-los como algo fechado, definido, mas abordá-los num processo dialético, junto com uma análise histórica e material para entender oslimites e avanços possíveis.
Outra questão importante é o que Scherer-Warren (1999) explana como entrelaçamento da utopia com o acontecimento, dos valores das representações simbólicas com o fazer político, ou seja, da possibilidade que o movimento social permite de unir a prática com a teoria. Assim, entender a concepção de educação que abordaremos é estritamente necessária por estar amalgamadacom a possibilidade do movimento social ser promotor da práxis e de ter um caráter educativo.
Segundo Delari Jr. (1999 apud Melo, 2001) a educação é o processo de transmissão de conhecimentos sistematizados sendo essencialmente humana. Isso porque os seres humanos constituem sua própria existência a partir dos processos de significação, sendo inseridos num determinado contexto histórico e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos Sociais e Educação
  • Movimentos Sociais e Educação
  • Educação e movimentos sociais
  • educaçao e movimento social
  • Ad1-movimentos sociais educação
  • Movimentos sociais e educação
  • Movimentos sociais e educação
  • Movimentos sociais e educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!