Educação e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORALISMO
A história dos surdos regista os acontecimentos históricos dos surdos, como grupo que possui uma língua, uma identidade e uma cultura, antigamente por falta de conhecimentos ou até mesmo derecursos os surdos eram tidos como defeituosos incapazes de comunicar-se normalmente com as pessoas, o que se tornou mito, pois, ao longo das eras, os Surdos travaram grandes batalhas pela afirmaçãoda sua identidade, da comunidade surda, da sua língua e da sua cultura, até alcançarem o reconhecimento que têm hoje, na era moderna.
E no início do século XVI que se começa a admitir que os surdospodem aprender através de procedimentos pedagógicos sem que haja interferências sobrenaturais. Surgem relatos de diversos pedagogos que se dispuseram a trabalhar com surdos, apresentando diferentesresultados obtidos com essa prática pedagógica. O propósito da educação dos surdos, então, era que estes pudessem desenvolver seu pensamento, adquirir conhecimentos e se comunicar com o mundo ouvinte.Para tal, procurava-se ensiná-los a falar e a compreender a língua falada, mas a fala era considerada uma estratégia, em meio a outras, de se alcançar tais objetivos.
A concepção do Oralismo busca aintegração dos surdos na comunidade de ouvintes, condicionando-os ao aprendizado e ao desenvolvimento da linguagem oral. Nessa visão considera-se que, para a boa comunicação, a pessoa surda devaoralizar bem. Seu principal objetivo é habilitar a criança surda a falar, fazendo com que ela caminhe em direção à integração na comunidade de falantes.
  As metodologias utilizadas no Oralismojustificam-se em pressupostos e práticas diferenciadas, mas unem-se em torno à crença de que a língua oral é a única forma desejável e efetiva de comunicação entre surdos e ouvintes, apesar da dificuldade de umsurdo falar é necessário que haja um amplo trabalho de oralidade e de consciência da comunidade para aceitar e contribuir com esse aprendizado.
“Esse método procura assim reeducar auditivamente a...
tracking img