Educação: a gestão escolar e o envolvimento da formação pedagógica na busca do sucesso da aprendizagem

Páginas: 19 (4599 palavras) Publicado: 15 de abril de 2011
EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E O ENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA BUSCA DO SUCESSO DA APRENDIZAGEM

*Joseane Bastos Dourado Eduardo
joseanebastos@yahoo.com

Resumo

O presente artigo possui como objetivo refletir sobre a importância da necessidade de entender e compreender como se dá o processo da educação pública brasileira, suas particularidades no que se refere à gestão escolar,participação pedagógica em busca do sucesso na aprendizagem, sobretudo aos processos burocráticos da gestão, capacidades de ideias e ações que o educador possui em conhecimentos adquiridos nas formações e experiências na prática pedagógica. É de consciência de todos que as mudanças na forma de ensino necessitam de esforços dos gestores administrativos, coordenadores e educadores no promover umensino reflexivo, uma vez que esse requer maior empenho no trabalho pedagógico. As discussões teóricas expostas no artigo evidenciam que a problemática na educação em relação à interação entre gestor e educador, valorização salarial e o comprometimento por parte de alguns educadores que atuam na escola de maneira avulsa, são tópicos colocados por Karl Marx na formação individual do homem, todavia arealidade socioeconômica e a luta de classes presente na sociedade moderna, onde o homem possui capacidade tanto manual, quanto intelectual mostra com que o modelo pedagógico e educativo possa ser possível diante da motivação individual. Dessa forma é importante que cada ação realizada no processo de gestão administrativa, ensino e aprendizado devem ser muito bem fundamentados para que tenharesultados significativos no futuro. No entanto as constantes mudanças que ocorrem no mundo globalizado aumentam cada vez mais a competitividade nas organizações, exigindo delas inovações interessantes e a necessidade de se criar novas habilidades e atitudes que visem resolver as demandas sociais.

Palavras-Chave: educação, gestão, professor, sociedade, formação.

1. Introdução

É prudenteidentificar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394 de 20/12/1996), os fundamentos básicos que confirmam a função e o papel da educação no processo social, apresentam no Artigo Primeiro a Lei que confirma “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentossociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”

A educação escolar surgiu da necessidade de consolidar a sociedade capitalista e também das reivindicações dos movimentos sociais. No processo de implantação da escola pública, as discussões em torno das funções do professor e do aluno estão relacionadas com o contexto histórico de uma determinada época. A educação visto comonecessidade do ser humano torna-se indispensável na vida do mesmo, através da educação que a sociedade se transforma em povo intelectual, questionador e sábio. O aspecto de considerá-la é que a cultura sendo entendida como técnica social de manipulação de consciência, da vontade e da ação dos indivíduos possui finalidade de modelar as personalidades humanas dos membros do grupo social.Dermeval Saviani (1984) classifica a educação em três teorias, sendo elas:

Não críticas – mostra a educação de maneira autônoma.
Crítico reprodutivista – apresenta a educação como fator de discriminação social, ou seja, a exclusão de indivíduos.
Histórica crítica – enfatiza a escola como uma função específica, educativa, ligada à questão do conhecimento.

Ou seja, a educação vista como preparaçãopara a vida social prevalece uma das razões de atuar o trabalho coletivo como meio para transformar a sociedade e a natureza, no entanto são os objetivos e conteúdos necessários à aplicação do ensino, a partir da socialização que o indivíduo interage na sociedade, dando continuidade nos sistemas sociais. As instituições de ensino devem adaptar os regimes de acordo com a nova LDB e as normas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curso de formação de profissionais da educação para a gestão da organização escolar
  • Gestão escolar e o sucesso pedagógico
  • gestão escolar e o sucesso pedagogico
  • Gestão educacional: da formação pedagógica dos gestores às práticas administrativas no espaço...
  • Educação Física: a busca da autonomia pedagógica
  • GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
  • A GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!