Educação, Sociedade e Práxis Educativa

Questão 1:
Nota: Excelente
Marx e Engels discutem o conceito de “fetiche da mercadoria”. Segundo eles, o que ocorre é o ocultamento da principal característica da mercadoria, que é a de serfruto do trabalho humano. Dentro deste entendimento, assinale a resposta que nos permite entender melhor este conceito:
Alternativas:
1 - O “fetiche” é o valor dado pela mercadoria.
2 - Fetiche damercadoria é a ocultação da desigualdade social existente, visto que ela impede a reflexão sobre a divisão de classes.
3 - Fetiche é uma discussão politica, visto que não existe uma relação desseconceito com a questão da produção da vida social.
4 - O conceito de “fetiche” para os pensadores em questão, implica na ação desenvolvida pelo trabalhador ao produzir a mercadoria, o que lhe garanteum status social.
5 - “Fetiche da mercadoria” significa enfeitar a mercadoria para ter uma venda melhor.
Sua resposta:
2 - Fetiche da mercadoria é a ocultação da desigualdade social existente, visto queela impede a reflexão sobre a divisão de classes.
Resposta gabarito
Fetiche da mercadoria é a ocultação da desigualdade social existente, visto que ela impede a reflexão sobre a divisão de classes.Comentário do gabarito
B - Para Marx e Engels as relações sociais são fetichizadas, ou seja, elas não apresentam a realidade da forma como ela é. Esse fetiche impede os sujeitos de entenderem oprocesso de classes sociais e de exploração.

Questão 2:
Nota: Excelente
Sobre o pensamento de Durkheim, ele estabeleceu como objeto de estudo da Sociologia os “fatos sociais”. Estes, na suaconceituação, apresentariam três características importantes. Seriam elas:
Alternativas:
1 - Coercitividade, exterioridade e generalidade.
2 - Abertura, interioridade e especialidade.
3 - Fechamento,introspectividade e introjeção.
4 - Maleabilidade, finalidade e objetividade.
5 - Contrariedade, casualidade e subjetividade.
Sua resposta:
1 - Coercitividade, exterioridade e generalidade....