Educação Romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1700 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO HEROICO-PATRÍCIA

Os patrícios recebem uma educação que visa aprender os valores da nobreza da de sangue e culturar dos antepassados, eles aprendem também a ler, escrever e contar. praticavam exercícios físicos para preparação dos guerreiros. Aos 15 anos os meninos acompanhavam os pais por muitos lugares como Foro, Praça, e até Tribunal para aprender o civismo coso ausência do pai eleassumiria o luga.
Aos 16 anos os jovens eram preparados para função militar ou política, essa educação era mais para preparo intelectual e formação moral. A aprendizagem era essencialmente para vivência cotidiana.
A educação heróico-patrícia ocorreu nos primeiros anos da República e era voltada para as pessoas mais ricas, ou seja, aos patrícios. Este tipo de educação tinha como objetivo maiordivulgar os valores da nobreza de sangue. A família era a instituição mais respeitada e dava plenos poderes ao pai.

Educação heróico-patricia

– repete-se em Roma o mesmo padrão grego da separação dos membros da sociedade em patrícios, os aristocratas de nascimento, proprietários rurais e guerreiros, e os plebeus, homens livres, camponenes artesãos, comerciantes, mas sem direitos políticos. Partindo deste quadro, a atividade da educação objetivava manter os valores da nobreza e cultuar os ancestrais.  Haviam fases na educação da criança, com a primeira indo até os 7 anos, período em que a criança ficava com a mãe, ou outra mulher respeitável.  A partir desta idade, as meninas se encaminhavam para os serviços domésticose os meninos acompanhavam o pai que, então, se encarregava daeducação do filho.  O rapaz cumpria com determinadas atividades, incluindo a memorização da Lei das Doze Tábuas, que lhe permitiam desenvolver sua consciência histórica e patriotismo.  Aprendia a cuidar da terra, como membro de uma sociedade agrícola, aprendia a ler, escrever e contar e os exercícios físicos.  Estes tinham o objetivo de preparar o guerreiro.
Aos 15 anos, aprendia o civismo, entrandoem contato com os assuntos públicos e privados tratados no foro e no tribunal.  Por fim o jovem, aos 16 anos, era encaminhado para a função militar ou política.
Em suma, a educação se preocupava com a formação moral do rapaz, baseada na vida cotidiana e imitação de modelos, do pai e dos antepassados.

EDUCAÇÃO DE INFLUÊNCIA GREGA

A República iniciou-se no século VI a.C., representando osinteresses dos patrícios (únicos a terem acesso aos cargos políticos). Mais ou menos no século V a.C. uma parcela dos plebeus enriqueceu e passou a lutar por direitos políticos através da criação do Tribunato da Plebe e da Lei das Doze Tábuas. 

Tribunato da Plebe- grupo de dez pessoas que representavam os plebeus na política romana.

Lei das Doze Tábuas- código Jurídico baseado em velhoscostumes e em novas leis plebéias.
A educação ficou mais complexa, as escolas cresceram em número e em qualidade. O ensino tanto podia ser ministrado em grego como em latim e dividia-se em três graus de ensino, vejamos na tabela abaixo uma síntese da educação desse período:

GRAU DE ENSINO CARACTERISTICAS DISCIPLINAS 
Elementar ou ludi magister recebia alunos a partir dos 7 anos; disciplina muitorigorosa, castigos físicos constantes. leitura, escrita, cálculo, canções. 
Médio ou grammaticus começava aos 12 anos, disciplina um pouco menos rígida. gramática latina, literatura, geografia, aritmética, geometria e astronomia. 
Superior estudantes membros da elite econômica, ensino voltado para a erudição. política, direito e filosofia. 

Toda a educação desse período valorizava a educaçãofísica, sobretudo as artes marciais, com o intuito de preparar os soldados.

Influência grega no império romano

A influência da cultura grega em Roma já se vinha manifestando desde os remotos tempos dos etruscos. A sua afirmação viria a ocorrer no fim do século IV e no século II a. C., embora neste último período a situação se tenha tornado de certa forma conturbada, especialmente no que dizia...
tracking img