Educação profissional no brasil – uma história recente.

Páginas: 16 (3850 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
Educação profissional no Brasil – uma história recente.

Para situar o Tema do Ensino Profissional no Brasil, inicio com esta breve retomada histórica, tomando como ponto de partida os primórdios da industrialização e a gradativa substituição das bases agrícola e mercantil pela Indústria, que demanda o aprendizado de ofícios e força de trabalho especializada. Há que se considerar que somente noinicio do XIX, com a vinda da Família Real, que apareceram os primeiros sinais de produção industrial, com o livre estabelecimento de fábricas e manufaturas, e a criação de instituições como a Imprensa Régia, o Banco do Brasil, a Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, a Real Junta da Fazenda (que agenciava a vinda mão-de-obra estrangeira já qualificada), e a fundação da EscolaReal de Ciências, Artes e Ofícios em 1816, para incrementar o ensino das ciências, da economia e da técnica, destinada aos filhos dos pobres, no intuito de torná-los artífices úteis ao mercado de trabalho.
Depois da Independência foi fundada a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN), em 1827, para promover o melhoramento e a prosperidade da indústria no Brasil. A SIAN propunha atransposição do modelo europeu de industrialização, substituindo o trabalho escravo pelo assalariado. Quanto ao ensino profissionalizante, em 1874 foi fundada a primeira Escola Politécnica de Engenharia Civil no RJ (para substituir a Escola Central do Rio de Janeiro, voltada para as atividades militares). Mas o precursor mesmo foi o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, de 1858, criado pelaSociedade Propagadora das Belas Artes para a população economicamente desfavorecida.
Mas foi apenas após a Proclamação da República que se deu uma expansão do ensino superior, com a criação de 27 escolas superiores. Logo em seguida, no início do século XX, o ensino profissional passou a ser responsabilidade do Ministério da Agricultura, da Indústria e do Comércio (criado no mandato do PresidenteAfonso Pena – 1906/1909 – para incentivar o desenvolvimento industrial, comercial e agrícola). Logo em seguida, o Pres. Nilo Peçanha, com o Decreto nº 7.566, criou 19 escolas de aprendizes e artífices, para oferecer aos pobres um preparo técnico e intelectual, além de cultivar os hábitos de trabalho produtivo para afastá-los do vício e do crime.
Sobreveio a crise do comércio internacional, da IGuerra Mundial, que bem considerada, foi benéfica para o desenvolvimento da indústria nacional por atraiu os fazendeiros e comerciantes para a indústria devido a falta de alternativa para aplicar seus recursos. Foi assim que São Paulo se constituiu como centro econômico do país e o principal polo de organização de trabalhadores brasileiro. Logo em seguida surgiram em SP os Centros Ferroviários deEnsino e Seleção Profissional (CFESPs), oferecendo cursos de formação de engenheiros, nos moldes do taylorismo. Ainda nos anos 20 destaca-se a criação da Comissão Especial de Serviço de Remodelagem do Ensino Profissional Técnico, que redundaria logo depois na criação dos Ministérios da Educação e Saúde Pública e do Trabalho, Indústria e Comércio. Por iniciativa dos industriais, acontece a fundação doCentro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), em 1928, fazendo com que os anos 20 lançassem as bases para o desenvolvimento econômico dos anos seguintes.
Em 1929, sob o efeito da quebra da Bolsa de Nova York, a falta de mercado para economia brasileira causou a ruína dos produtores rurais e o aumento do desemprego urbano (Grande Depressão, 1929-1939). Como reação à crise, o Brasil vivea ascensão de Vargas, que centraliza o poder e aumenta a intervenção estatal na economia e na organização da sociedade. Daí a opção de Vargas pelo fortalecimento do setor industrial e a criação do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública (MESP) e do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC), como insígnia da atuação do Estado na economia.
No campo da educação, Vargas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A História recente do Brasil
  • Educação profissional no brasil
  • Perspectivas para a educação profissional no brasil
  • Educação profissional no brasil: histórico
  • Historia da educacao profissional
  • História Profissional da Educação
  • Educação no brasil: a história das rupturas
  • Historia da educação no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!