Educação popular na escola: análise da pr´´atica brasileira na década de 1970

Páginas: 23 (5542 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
EDUCAÇÃO POPULAR: ANÁLISE DA PRÁTICA BRASILEIRA DURANTE A DÉCADA DE 1970[1]

Silvia Janaina Silveira Gomes²

Resumo

O presente artigo constitui-se um estudo acerca das relações paradoxais que existem entre escola e educação popular no Brasil na década de 1970. Ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica onde foi investigada a literatura pedagógica no campo educacional para que essa fossecapaz de subsidiar a elaboração de um panorama histórico da educação popular nos anos 1970. Assim apresentam-se as concepções de escola de Louis Althusser e Antonio Gramsci e analisa-se a concepção e as características da educação popular tendo em vista o seu caráter libertador no que diz respeito à conscientização das camadas populares.

Palavras-chave: Educação Popular. Camadas Populares.Educação Elitista.

Introdução

Tendo em vista o modelo escolar historicamente desenvolvido no Brasil, pode-se perceber que este foi marcado por uma prática pedagógica elitista onde, para a sociedade economicamente dominante, sempre houve a viabilização de uma educação garantidora da condição hegemônica e permanência do status quo sobre as camadas populares. A estas estava relegada uma educaçãoprofissionalizante, que tão somente as capacitasse para atender à demanda industrial. Estava aí, então, caracterizada a escola como um aparelho de reprodução da divisão social do trabalho e da ideologia dominante (GADOTTI, 1992).
No entanto, contrariamente a esse modelo de escola, a educação popular objetivou criar o espaço educacional como aquele que possibilita a aprendizagem e a reflexão para atransformação da sociedade vigente a partir da passagem da “consciência ingênua” para a
“consciência crítica” (FREIRE, 1983), que permita aos educandos assumirem a condição de “sujeitos históricos”, capazes de modificar a realidade na qual encontram-se inseridos (FREIRE, 2007).
Diante deste paradoxo, onde se tem a visão de uma escola e de uma educação elitista, mas também é possível pensar emuma escola e uma educação que venha a abranger todos os segmentos sociais em suas necessidades, pergunta-se: Quais as relações entre escola e educação popular na década de 1970, tomando como base as contribuições de Althusser e Gramsci?
Haja vista que Althusser é o teórico que compreende a escola como um Aparelho Ideológico de Estado (ALTHSSER, 1985) e Gramsci, o teórico que acredita que aescola pode atuar no sentido de propiciar uma transformação social (MOCHCOVITCH, 1992), objetiva-se alcançar resposta a essa problemática analisando a relação entre escola e educação popular na década de 1970 a partir de suas contribuições.
Mais especificamente, buscar-se-á, a partir da presente pesquisa: elaborar um panorama histórico da educação popular no Brasil na década de 1970;apresentar as concepções de Althusser e de Gramsci para compreender as diferenças que permeiam entre os conceitos de escola e de educação popular; analisar o conceito e as características da educação popular enquanto instrumento de conscientização das camadas populares.
Para atingir tal conhecimento, o percurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica que “constitui-se numa precisafonte de informações” (SANTOS, 1999, p.31), com a finalidade de analisar a literatura pedagógica produzida no campo educacional, em específico, no domínio da educação popular e das práticas escolares brasileiras.
Desse modo, para a realização desta pesquisa fez-se um levantamento bibliográfico delimitando os principais locus de disseminação do conhecimento, tais como as revistas e livrosespecializados, periódicos e bancos de dissertações e teses. Assim foi encontrado, em diferentes referências bibliográficas, o devido respaldo para abordar as questões das concepções de educação popular e de escola no Brasil nos anos 1970.
Diante destas possibilidades foram selecionados quais, dentre o material evidenciado, puderam oferecer uma compreensão das noções de educação popular e de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da escola contemporânea brasileira
  • Educação e escola brasileira
  • Análise Da Educação Brasileira
  • Analise critica da educação brasileira
  • Pr aticas
  • As Fases da Educação Musical nas Escolas Brasileiras
  • Educação integral nas escolas públicas brasileiras
  • Década de 1970 no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!