Educação na concepção de sócrates, aristóteles e platão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação na concepção de Sócrates, Aristóteles e Platão;
Segundo Sócrates, ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e limpas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, de acordo com a consciência. Até mesmo na atividade de aprender uma disciplina qualquer, o professor nada mais pode fazer que orientar e esclarecer dúvidas,como o lapidador tira o excesso de entulho do diamante, não fazendo o próprio diamante. O processo de aprender é um processo interno, e tanto mais eficaz quanto maior for o interesse de aprender. Só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento. A influência imediata do ensino de Sócrates sobre a educação foi dupla. Em relação ao conteúdo constitui uma exaltação,sem precedentes, do conhecimento. Isto coincidiu com idêntica influencia dos sofistas, que proclamam dar conhecimento exigido pelas novas conduções da época. Mas, justamente porque o conhecimento, para Sócrates, continha uma inevitável projeção moral, encerrava também uma concepção muito mais ampla do que o conhecimento dos filósofos primitivos, do que a informação dos sofistas é mesmo do que aconcepção moderna do conhecimento. Tal distinção, porém, era dificilmente percebida pelo povo em geral.
Para ambos, Sócrates e Platão, pouco progresso mental se obtinha do simples fato de ministrar conhecimentos. Aos métodos populares dos sofistas, que almejavam disseminar informações por meio de prestações formais, estes dois filósofos opuseram o método dialético ou de conversação. O objetivodesse método era gerar o poder de pensar. O seu alvo era formar espíritos capazes de tirar conclusões corretas, de formular a verdade por si mesma, em vez de dar-lhes conclusões já elaboradas.
Sócrates, embora discordasse dos sofistas em muitos pontos, participava da crença geral de que a educação torna o homem melhor cidadão e, com isso, mais feliz. Mas ao passo que os sofistas se preocupavam maiscom o homem como indivíduo Sócrates o considerava como membro do grupo. Doutrinava que a coisa mais valorosa que o homem pode possuir é o saber, que se obtêm eliminando as diferenças entre os indivíduos e descobrindo os elementos essenciais, com os quais todos eles estejam de acordo. Esse pensamento levou Sócrates a perambular pelas ruas de Atenas desafiando as declarações e crenças daqueles a quemse dirigiam. Gostava de mostrar que muitas delas eram falsas por serem artificiais. Continuava depois o debate analisando profundamente o problema até descobrir a verdade essencial nele contida. Era o método que tornou conhecido como dialético ou socrático. Consistia em tomar a declaração feita por outro, analisá-la e revelar sua inconsistência. Depois que o outro reconhecia a fraqueza da própriaopinião, Sócrates endereçava-lhe uma série de perguntas nas quais expunha o que julgava ser verdade.
Sócrates foi um grande mestre, dedicado à prática do ensino. Seu discípulo, Platão desenvolveu umas das primeiras teorias sobre a educação. Na república, umas de suas grandes obras encontram o sistema educacional que, em sua opinião, asseguraria a existência de um Estado justo e feliz.

Ascontribuições permanentes e imediatas de Sócrates para a educação:
1- O conhecimento possui um valor prático ou moral, isto é, um valor funcional, e conseqüentemente é de natureza universal e não individualista;
2- Processo objetivo para obter-se conhecimento é o de conservação; o sob-objetivo é de reflexão e da organização da própria experiência;
3- A educação tem por objetivo imediato odesenvolvimento da capacidade de pensar, não apenas ministrar conhecimentos.
Nesses aspectos suas influências têm sido tão amplas e é ainda tão poderosas quanto foi à influência das suas praticas nas escolas gregas daquele período.

Educação Em Aristóteles
Segundo Aristóteles, a educação é superior as leis e o circulo da ciência do ser humano se “fecha” na educação. A educação deve ser...
tracking img