CEERSEMA - Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superior do Estado do Maranhão
CURSO: Licenciatura Plena em Pedagogia Cristã
DISCIPLINA: Filosofia da Educação
PROFESSOR: Antonio Sá
Turma: EPólo: Balsas - MA

SAMIA MIRELLE TINOCO PEREIRA





EDUCAÇÃO INFORMAL E NÃO -FORMAL













BALSAS-MA
Setembro/2010

O presente trabalho tem como objetivo fazer umbreve sobre os processos ensino -aprendizagem nas modalidades educação informal e não- formal.
A educação informal pode ser resumida como aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos,através de experiência diária em casa, no trabalho e no lazer. A educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza forados quadros do sistema formal de ensino.

A educação não-formal é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática. Os programas de educação não-formal não precisam necessariamente seguir umsistema seqüencial e hierárquico de “progressão”. Podem ter duração variável, e podem, ou não, conceder certificados de aprendizagem. Já educação informal é baseada em processos educativos indiferenciados,subordinados a outros objetivos e processos sociais, nos quais a função educativa não é a dominante.
Do ponto de vista educativo, o indivíduo, ao longo do ciclo vital, pode passar por uma série decontextos educativos: família, escolarização formal em todos os seus níveis, formação profissional e formação continuada, etc. Assim, analisar um contexto significa fixar-se nas atividades, nos papéis enas relações em que uma pessoa intervém.
Os “padrões de atividades” no sistema educativo incluem o comportamento verbal e não verbal dos professores e dos alunos. As atividades escolares sãoplanificadas, intencionais e são direcionadas para provocar mudanças no comportamento dos alunos Podem variar quanto aos objetivos, complexidade estrutural, adequação às características, etc. segundo o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Educação informal e não -formal. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-Informal-e-N%C3%A3o-Formal/288164.html

MLA

"Educação informal e não -formal" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-Informal-e-N%C3%A3o-Formal/288164.html>.

MLA 7

"Educação informal e não -formal." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-Informal-e-N%C3%A3o-Formal/288164.html>.

CHICAGO

"Educação informal e não -formal." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-Informal-e-N%C3%A3o-Formal/288164.html.