Educação infantil

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS
CURSO: PEDAGOGIA

GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO NOS CENTROS EDUCACIONAIS INFANTIS DE DOURADOS

LUCIANA POLONI

DOURADOS, MS
2011
1. INTRODUÇÃO
Este estudo tem como justificativa a importância que a Educação Infantil exerce na formação do ser humano, já que, além deser o ambiente social mais importante depois da família, é nesta faixa etária – de 0 a 6 anos – que acontece a principal formação do indivíduo. Por isso, não se deve pensar em uma primeira escola apenas como substituta do serviço caseiro de babá, ou como um local onde ficará enquanto os adultos trabalharam.
Vários devem ser os aspectos a serem estudados quando da escolha de uma escola, maso principal deles é de como esta escola vai educá-lo. Pois é nesta fase que a criança irá experimentar o prazer de aprender saberá se gosta ou não desta situação.
Apesar de a sociedade ter demorado a entender que a infância é um período importante, e somente há 10 anos o Ministério da Educação, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei n°. 9.394 de 20 de Dezembro de1996, ter reconhecido a educação infantil como parte da educação básica de qualquer brasileiro, este reconhecimento reflete no fato de que as famílias passaram a se preocuparem mais com o que é oferecido, especialmente com a especialização do educador.
Mas percebe-se, por meio da leitura de estudos e artigos da área relatando a prática profissional, que há ainda certa dificuldade organizacionalem aplicar o conhecimento adquirido, pois muitas vezes isto ocorre de forma individual, sem um planejamento coletivo da entidade, e há também a influência de outras questões que envolvem o dia-a-dia de uma entidade educacional.
Pretendemos então demonstrar se esta situação realmente ocorre na prática, e como uma gestão que estabeleça a unidade, o direcionamento, o ímpeto, a coerênciaeducacional, contribui para o aperfeiçoamento e a qualificação da aprendizagem do aluno.
O aperfeiçoamento da gestão na educação infantil, portanto, permite aos diretores de entidades educacionais o gerenciamento de todos os afazeres enfrentados na gestão de uma escola, com o papel de um administrador, e ainda, exercendo um trabalho técnico, realizando a supervisão de educadores, voltando-seentão para uma gestão de caráter educacional.
O estudo se fundamenta em autores que abordam a importância da gestão educacional infantil, fazendo referência as suas particularidades.

Em Craidy (2001), há uma análise das especificidades da educação de crianças pequenas:

[...] a educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos complementares eindissociáveis: educar e cuidar. As crianças desta faixa etária, como sabemos, têm necessidades de atenção, carinho, segurança, sem as quais elas dificilmente poderiam sobreviver. Simultaneamente, nesta etapa, as crianças tomam contato com o mundo que as cerca, através das experiências diretas com as pessoas e as coisas deste mundo e com as formas de expressão que nele ocorrem. Esta inserção dascrianças no mundo não seria possível sem que atividades voltadas simultaneamente para cuidar e educar estivessem presentes. O que se tem verificado, na prática, é que tanto os cuidados como a educação têm sido entendidos de forma muito estreita. (CRAIDY et al, 2001, p. 16).

Já Paro (2005), afirma que as conquistas teóricas da administração capitalista poderiam fornecer uma consistentecontribuição ao incremento da produtividade da escola, desde que se procedesse à efetiva racionalização das atividades e à sistematização dos procedimentos, no sentido de um ensino de melhor qualidade. Contudo, o que o autor verifica na prática é a vigência da dimensão mais especificamente política da administração capitalista, e tal dimensão, segundo Paro, produz não mais que a mera rotinização e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!